Escolas municipais se preparam para as Olimpíadas Escolares 2010

Educação
10/09/2010 16h23
Início > Noticias > 43026

Alunos da rede municipal estão em contagem regressiva para participar das Olimpíadas Escolares 2010, iniciadas nesta sexta-feira, 10, no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE). A equipe sub-14 de handebol da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas representará Sergipe. Os jovens atletas começarão a competir na próxima quarta-feira, 15, quando será realizada a primeira rodada das modalidades coletivas. Já a equipe formada por seis alunos da Emef Juscelino Kubitschek que praticam atletismo já está em Fortaleza recebendo as últimas orientações do técnico Luciano Brito.

Para chegar à fase semifinal, as meninas da Emef Presidente Vargas precisam ganhar os três jogos que serão disputados com atletas de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Paraná. A técnica da equipe, Meryane Almeida, que há quatro anos comanda o time, destacou os bons resultados obtidos nas edições anteriores e se mostrou confiante com o mais novo desafio.

"Em 2008, a equipe masculina de handebol da unidade escolar conquistou o 4° lugar. E na edição de 2009 das Olimpíadas Escolares obtivemos o 3° lugar com o grupo feminino. Este ano investimos num preparo maior, com treinamentos que duraram três horas por dia. O resultado de toda essa determinação é o fato de nos sentirmos muito preparadas", declarou com otimismo Meryane.

Olimpíadas

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica das Confederações Brasileiras Olímpicas e apoio do Governo do Ceará. Celeiro de atletas para o esporte de alto rendimento do Brasil, o evento conta com novo formato, com 11 modalidades para atletas de 12 a 14 anos. Já foi contabilizado um total de 4.217 inscritos.

As competições serão disputadas por 28 delegações - uma de cada estado brasileiro mais uma do Distrito Federal. As modalidades em disputa são: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. Os jovens atletas inscritos para as disputas na etapa de Fortaleza participarão também de uma série de atividades educativas e culturais organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Durante o evento, os alunos assistirão a vídeos do Comitê Olímpico Internacional, terão acesso à biblioteca do COB, assistirão a batalhas de 'rap', entre outras atividades.