A campanha ‘Respire qualidade de vida: Aracaju sem cigarros' será direcionada esta semana a adolescentes matriculados em colégios da capital sergipana. Nesta terça, 14, as abordagens educativas acontecem a partir das 9h no Colégio Arquidiocesano. No dia 16, às 11h, é a vez do Colégio Ideal, e no dia 17, a equipe da campanha visitará o Colégio Dom Luciano, às 9h. A conscientização se dará por meio de palestras, panfletagem e distribuição de adesivos com o totem da campanha.
A mobilização liderada pela Prefeitura de Aracaju começou no dia 8 deste mês se estenderá até 1º de outubro. Além de alertar para os males do tabagismo e para as consequências do cigarro para os fumantes passivos, o objetivo é divulgar o título de capital brasileira com o menor índice de fumantes conquistado recentemente por Aracaju. A equipe da campanha já visitou diversos órgãos públicos, entre eles a Assembléia Legislativa, Câmara de Vereadores, Tribunal de Justiça e Ministério Público.
Os educadores também atuaram nas entradas e nos estacionamentos dos dois shoppings da cidade. "Em todas as repartições públicas visitadas e nos shoppings, a recepção foi excelente. As pessoas abraçam a causa. Vamos ampliar a consciência dos aracajuanos sobre o direito dos não-fumantes de conviverem em ambientes fechados e coletivos livres de fumaça", afirma a coordenadora da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ana Angélica.
Segundo ela, a partir do dia 1º de outubro as ações de combate ao tabagismo serão realizadas rotineiramente nos ambientes regulados pela Vigilância Sanitária, como bares e restaurantes. "Nunca é redundante dizer que o risco de desenvolver câncer de pulmão para um fumante passivo é três vezes maior do que para os que não estão expostos à fumaça", alerta Ana Angélica, lembrando que segundo a Organização Mundial da Saúde, 50 mil pessoas morrem por ano no mundo inteiro em decorrência do fumo passivo.
Hospitais e clínicas
Os profissionais da SMS vão realizar de 20 a 25 deste mês, pela manhã, abordagens educativas contra o tabagismo em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital sergipana. Também serão visitados nesse período hospitais e clínicas públicas e privadas. À tarde, as equipes vão realizar mutirões de panfletagem nos estacionamentos e portas de entrada de grandes supermercados.