Começou a maratona de gravações de curta-metragens produzidos pelos alunos dos cursos sequenciais do Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira, Aracaju (SE) | Programa Olhar Brasil. O clima é de muita expectativa e empolgação para colocar em prática o que foi aprendido em sala de aula.
Atentos, os alunos acompanharam as instruções do professor Bruno Ghering, vencedor do prêmio de melhor curta no Festival de Gramado 2010. "É hora de produzir, gravar. A turma está empenhada, há muita expectativa. Vamos ver no que vai dar", declarou o professor.
Para o aluno Anderson Madureira, que auxilia na direção de arte e produção dos curtas, a experiência é valiosa. "É uma oportunidade única que trará bons feitos. Nós obteremos sucesso e, graças ao professor Bruno, que tem muita competência, o trabalho está sendo proveitoso", afirmou.
Ainda segundo Anderson, o resultado será como um presente para o NPD. "Queremos retribuir ao núcleo o apoio e a confiança com um trabalho bem feito. O nosso esforço não seria possível se o curso não existe. A nossa dedicação é reflexo do que aprendemos durante esses dois meses no Orlando Vieira", colocou.
Curtas
O primeiro curta a ser produzido é o 'Mais um dia'. Em preto e branco, o trabalho desperta o encantamento dos alunos, a exemplo de Matheus Fortes, que, satisfeito, resolveu repetir a dose. "Gostei tanto que vou fazer mais um curso, o de Fotografia de Cena. O núcleo é, sem dúvida, um espaço de muito aprendizado e criatividade", declarou.
Para Graziele Ferreira, coordenadora geral do NPD, a fase de gravações é gratificante. "É em momentos como este que se constata o fundamental papel do NPD como fomentador do audiovisual local. Com certeza, esses alunos não pararão por aqui. Eles seguirão contando as nossas histórias pelos festivais realizados Brasil afora", pontuou.
Os cursos sequenciais seguem até o próximo domingo, 19, e são oferecidos pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju) da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), em parceria com a Secretaria do Audiovisual | Ministério da Cultura (MinC).