A campanha 'Respire qualidade de vida: Aracaju sem cigarros' conquistou os estudantes da Escola Severino Uchoa - Centro de Aperfeiçoamento de Jovens e Adultos. Por iniciativa de uma professora e de um grupo de alunos, na manhã desta quarta-feira, 15, a campanha de combate ao tabagismo foi reproduzida na escola e contou, inclusive, com registro feito pela TV Aperipê.
Os alunos Daniel Lisboa, 27, Dayane Pereira da Silva, 21, Raquel Crislaine Teles, 17, e Jonatas Almeida Ferreira, 18, foram à sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), onde adquiriram panfletos informativos. Além disso, no local eles agendaram a presença de técnicos da saúde para realizar palestra sobre os males do tabagismo.
Segundo o aluno Daniel, a ideia surgiu depois que a professora de Português, Lísia Conceição, foi abordada em um dos shoppings da cidade pela equipe da SMS, que forneceu a ela informações sobre a campanha. "Ela sugeriu que fizéssemos uma campanha semelhante na nossa escola. A gente adorou a ideia e fomos à luta", conta o estudante.
Apresentações
Depois de distribuírem folhetos informativos na escola, os alunos assistiram à palestra da técnica da Coordenação da Vigilância Sanitária (Covisa-Aracaju), Jackelene Andrade. Além disso, diversos grupos de estudantes apresentaram trabalhos sobre doenças relativas ao tabagismo. "Os trabalhos foram bons. A turma demonstrou entusiasmo e criatividade na elaboração de cartazes", diz a gerente de Serviços de Saúde da Covisa, Isabel Andrade.
Segundo o técnico da Vigilância Sanitária, Pedro Barros, em alguns cartazes foram expostas informações a respeito de doenças cérebro-vasculares, pulmonares e coronarianas. "Outros estudantes apresentaram dicas para parar de fumar", afirma ele. De acordo com a coordenadora do colégio, Maria das Graças Figueiredo, depois dessa abordagem educativa, os alunos deverão entregar aos professores um relatório dessa atividade.
Para a coordenadora da Vigilância Sanitária da SMS, Ana Angélica Ribeiro, a iniciativa dos estudantes e da professora do Severino Uchoa foi bastante gratificante para a equipe da SMS. "Esse é um sinal de que a campanha da prefeitura está chegando à população, atingindo principalmente os jovens, que estão em uma faixa etária muito visada pela indústria de cigarros", Ana Angélica.
A agenda da campanha segue com a realização de atividades educativas em escolas. Na próxima quinta-feira, 16, às 11h, é a vez do Colégio Ideal, localizado no bairro Cirurgia. Já na sexta, 17, a ação será realizada na quadra de esportes do Colégio Estadual Dom Luciano José Cabral Duarte, no bairro São José. Para obter mais informações, basta entrar em contato com o Núcleo de Comunicação (Nucom) da SMS, através do telefone 2106-9778.