MDS realiza pesquisa sobre assistência social em Aracaju

Família e Assistência Social
15/09/2010 16h46
Início > Noticias > 43069

A partir desta sexta-feira, 17, representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) estarão percorrendo todas as unidades da Prefeitura de Aracaju ligadas à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) para realizar uma pesquisa. A capital sergipana foi escolhida para participar por ser referência nacional no desenvolvimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Além da capital, a cidade de Nossa Senhora do Socorro também participará do levantamento.

O questionário vai abordar temas relacionados ao atendimento nos equipamentos sociais, observando a integração entre diversos programas sociais, a exemplo do Bolsa Família, e buscando analisar, com isso, o alcance dos serviços oferecidos. Para tratar da realização da pesquisa, técnicos da Semasc estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 15, com representantes do MDS. "Essa será uma pesquisa sobre o protocolo de gestão integrada, entre serviços e benefícios", afirma a coordenadora de Planejamento do Sistema Único da Assistência Social, Cristiane Ferreira.

Segundo a coordenadora, o trabalho desenvolvido por técnicos do MDS será de grande importância para a otimização dos serviços ofertados pela Prefeitura de Aracaju. "O estudo vai georeferenciar as famílias dentro do espaço do município e a gente vai ter o retrato exato do território que elas ocupam, para podermos levar mais serviços para essas áreas que são mais vulneráveis", ressalta Cristiane Ferreira.

Articulação

Ao todo, serão ouvidas 4.500 pessoas, entre funcionários e famílias beneficiárias dos serviços sociais inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). "Queremos fazer um estudo sobre a articulação dos programas de transferência de renda e benefícios do Suas que são disponibilizados nas unidades sociais, além de conhecer o processamento dessa articulação dos beneficiários e o atendimento prestado à população", antecipa a consultora de Avaliação de Políticas Sociais da Secretaria de Gestão da Informação do MDS, Helena Ferreira de Lima.