Dia do Idoso terá programação especial

Saúde
15/09/2010 18h02
Início > Noticias > 43073

Um dos maiores objetivos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é ampliar a participação da população nos programas e atividades desenvolvidas pela Prefeitura de Aracaju. Com esse intuito, o Serviço de Assistência Social da SMS realizou nesta quarta-feira, 15, uma reunião para definir a programação da Semana do Idoso e discutir as condicionalidades ligadas à saúde municipal aos beneficiários do Programa Bolsa Família na capital sergipana.

"Esse é um momento de diálogo para construir coletivamente essas duas agendas. O encontro desta quarta contou com a participação de todas as assistentes sociais das 43 Unidades de Saúde da Família de Aracaju e do secretário municipal de Saúde, Antônio Samarone. Ele veio reforçar a importância do envolvimento do usuário nas ações da saúde municipal", esclareceu a coordenadora do Serviço de Assistência Social da SMS, Auxiliadora Rosa.

Na primeira parte do encontro foi definida a agenda em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, instituído pela Lei Federal 11.433, de 28 de dezembro de 2006. A programação, que acontece de 26 de setembro a 1º de outubro, inclui atividades internas e externas e faz parte do programa ‘É preciso Viver Saudável'.

"As atividades internas acontecerão nas unidades de saúde, onde haverá ações relacionadas à alimentação saudável, combate ao sedentarismo, elevação da autoestima e informações sobre direitos das pessoas idosas. Já nas atividades externas faremos a abordagem de veículos, visitaremos escolas, associações de moradores, igrejas e um dos shoppings da cidade, com trabalhos de educação e orientação acerca dos direitos e acesso do idoso ao lazer e à cultura", divulgou Auxiliadora.

Bolsa Família

O Programa Bolsa Família define algumas condicionalidades para que os usuários continuem recebendo os benefícios. Para verificar se os critérios estão sendo atendidos existe um pacto entre as secretarias de Educação e Saúde de Aracaju. "A SMS faz o acompanhamento de peso, alimentação e vacinação das crianças. A partir de agora, seguindo uma determinação do secretário, nos adequemos a um novo formato mais abrangente. Vamos capacitar todas as mães assistidas com noções sobre educação e saúde", destacou a coordenadora do Serviço de Assistência Social da SMS.