Perigo das drogas será tema do programa Ossos do Ofício

Funcaju
16/09/2010 17h23
Início > Notícias > Perigo das drogas será tema do programa Ossos do Ofício

A Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), dá continuidade ao programa ‘Ossos do Ofício’. A próxima palestra, intitulada ‘Drogas: vivendo diante de um fenômeno cada vez mais familiar’, ocorrerá no dia 21 e será apresentada por André Calazans, coordenador do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Primavera.

Segundo o palestrante, que é graduado em Psicologia e também foi coordenador do Programa de Redução de Danos de 2008 a 2009, essa discussão é de grande relevância para a sociedade. "Assistimos, cada vez mais, uma vulgarização da dependência diante de uma sociedade que não reconhece o seu cotidiano”, afirma.

“Devemos entender que a droga está para além de um objeto. Devemos considerá-la um fenômeno que nos obriga a ampliar o seu entendimento diante de quatro aspectos: sujeito, história, cultura e economia”, explica André Calazans.

Ainda segundo o palestrante, o debate será uma oportunidade de perceber o problema das drogas a partir da perspectiva de quem lida diariamente com isso. "Precisamos cada vez mais provocar e convocar a cidade para discutir sobre as drogas, não para falar de seus efeitos, mas sim de como podemos construir uma 'realidade real'”, comenta.

Participação

O ‘Ossos do Ofício’ tem reunido professores, estudantes e agentes culturais na Escola de Artes Valdice Teles toda terça-feira. Já contribuíram com a iniciativa o professor Messalas Santos, com a palestra 'Folclore e Contemporaneidade', e a professora Verlane Aragão, que falou sobre 'Economia da Cultura'.

A próxima palestra começa às 19h da próxima terça, 21, na Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT), localizada na Avenida Pedro Calazans, 737, bairro Cirurgia.