Na manhã desta quinta-feira, 16, um homem de 35 anos veio a óbito no Hospital São Lucas, em Aracaju, com suspeita de meningite meningocócica. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem a público prestar alguns esclarecimentos a respeito da doença.
A meningite meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis ou Neisseria intracelullaris. O meningococo é uma bactéria do tipo diplococo e só causa a doença no homem, não infectando outros animais. A doença tem início repentino e evolução rápida, podendo levar a óbito em menos de 48 horas.
Do ano de 2007 até hoje foram notificados em Aracaju apenas 12 casos desse tipo de meningite. Ela é transmitida através do contato muito próximo ou íntimo entre as pessoas: por secreções respiratórias, ao tossir, espirrar e por secreções salivares. O período de incubação vai de dois a 10 dias.
As pessoas com a doença liberam no ar os agentes etiológicos, que podem ser inspirados por outros indivíduos e causar a doença. Cerca de 10% da população transporta a bactéria no nariz e garganta sem qualquer tipo de problema.
Confirmação
O caso em questão ainda não está confirmado. Será feita a cultura do sangue da vítima para confirmar se a morte realmente foi causada por meningite meningocócica. O resultado será divulgado pelo Hospital São Lucas, onde o sangue foi colhido.
A Vigilância Epidemiológica Municipal já foi notificada do óbito e entrou em contato com o familiar mais próximo da vítima, que já recebeu a quimioprofilaxia (tratamento com medicação adequada).
Ainda hoje, a diretora de saúde e a médica infectologista da SMS vão se reunir com moradores do edifício onde o jovem residia para conversar e passar orientações sobre a doença, explicando que o fato de conviverem no mesmo prédio não é motivo para contaminação, que, no caso desse tipo de meningite, se dá apenas via contato direto e íntimo com o doente.
Desde o ano de 2007 até hoje foram confirmados apenas 61 casos de meningite de todos os tipos na capital sergipana. Não há nenhum indício de que Aracaju possa passar por um surto da doença.