Cerca de 40 pessoas participaram da palestra 'Da Daguerreótipo ao Pixel: as Diversas Técnicas Fotográficas', realizada através de uma parceria entre o Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira, Aracaju-SE |Programa Olhar Brasil e o projeto ‘Sergipe in Foco', contemplado pelo edital da Rede Nacional Funarte 'Artes Visuais 2010'.
A palestra foi proferida pelo premiado fotógrafo Francisco Moreira da Costa. Para ele, discutir o tema é de extrema relevância. "É importante que as pessoas conheçam a história da fotografia, que percebam como a imagem faz parte da nossa vida. Não só para quem trabalha na área, mas para qualquer um que tenha interesse em conhecer o assunto", declarou.
Segundo Júlia Machado, aluna do curso de Fotografia de Cena, a palestra trouxe conhecimentos novos. "É um espaço para aprender, conhecer a história da fotografia. Para quem quer trabalhar na área, é imprescindível este contato com profissionais renomados. O Francisco Moreira entende, e muito, do assunto", colocou.
Incentivo
A galerista Sayonara Viana, uma das realizadoras do projeto, exaltou a oportunidade de realizar a palestra no NPD. "É uma ótima chance de somar forças, capacitar os fotógrafos e trazer para Sergipe o que há de melhor em termos de fotografia, ainda mais em tempos em que a imagem parece ter perdido o modo original. A parceria com o Núcleo só veio engrandecer o evento", afirmou.
Para a coordenadora geral do Núcleo, Graziele Ferreira, a palestra foi mais do que uma oportunidade de conhecer melhor o tema em questão. "É uma honra para o NPD poder discutir fotografia com Francisco Moreira da Costa. Essa é uma experiência que engrandece o Núcleo, principalmente por ser o mês de aniversário", apontou.