Participantes do PET Saúde recebem certificados

Saúde
17/09/2010 15h10
Início > Notícias > Participantes do PET Saúde recebem certificados

O esforço da Prefeitura Municipal de Aracaju e da Universidade Federal de Sergipe (UFS) para integrar ensino e serviço na área de Saúde foi destacada nessa quinta-feira, 16, durante a solenidade de entrega dos certificados do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET Saúde 2009) à primeira turma concludente. 

O PET Saúde tem o objetivo de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). "A intenção é estimular a formação de grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o SUS. É um importante instrumento para qualificação dos profissionais da saúde, bem como de iniciação ao trabalho dirigido aos estudantes das graduações em saúde, de acordo com as necessidades do SUS", destacou a coordenadora do PET Saúde/Saúde da Família, Salvyana Carla Palmeira Sarmento Silva.

No país, em janeiro de 2010 foram selecionados 111 projetos de 84 IES e 96 Secretarias de Saúde, os quais envolvem 461 Grupos PET Saúde/Saúde da Família. Em maio de 2010 foram selecionados outros 70 projetos, com a participação de 60 IES, 59 Secretarias Municipais de Saúde e nove Secretarias Estaduais de Saúde. Esses projetos envolvem 122 grupos PET Saúde/Vigilância em Saúde.

Atualmente, a Prefeitura de Aracaju participa de dois projetos do PET Saúde. Em 2009 atuaram no programa estudantes de medicina, enfermagem, odontologia e serviço social da UFS. Os preceptores foram profissionais médicos, enfermeiros, odontólogos e assistentes sociais das Equipes de Saúde da Família e servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Solenidade

A solenidade de entrega aconteceu no auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no Hospital Universitário (HU). Na cerimônia, a mesa de trabalho foi dirigida pelo vice-reitor Ângelo Antoniolli. Também estavam presentes o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Arivaldo Montalvão, o diretor do CCBS, Antônio Carvalho da Paixão, e o pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Rui Belém.
O secretário Antônio Samarone foi representado pela coordenadora em exercício do Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS), Cecília Tavares Leite.

Para Cecília Leite, é importante a articulação entre o SUS e as universidades na formação de profissionais de Saúde, desde o início da vida acadêmica, fazendo o estudante a vivenciar o SUS em Aracaju. "O programa também contribui para estimular os universitários a compreender e participar da dinâmica do trabalho em equipe, que é a essência da Estratégia Saúde da Família", afirma Salvyana Carla.

Ângelo Antoniolli destacou importância da Secretaria Municipal de Saúde no sentido de consolidar a parceria com a UFS para a manutenção e ampliação do projeto. "Esse programa deve perdurar por mais tempo para que aprimore a cada dia o avanço do saber dos estudantes da área de saúde do município de Aracaju", diz Antoniolli.

A aluna do curso de Medicina da UFS, Adriana Cardoso Freitas, participou do PET como monitora bolsista e ressaltou a experiência adquirida. "O projeto trouxe uma boa vivência, permitiu ampliar contatos entre os membros de equipe multidisciplinar e conhecer a realidade do SUS", avaliou a universitária.