Equipes técnicas participam de oficina sobre o Bolsa Família

Família e Assistência Social
17/09/2010 15h43
Início > Notícias > Equipes técnicas participam de oficina sobre o Bolsa Família

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou nessa quinta-feira, 16, a oficina ‘Conversando sobre o Programa Bolsa Família'. A capacitação foi destinada às equipes técnicas dos equipamentos sociais das redes de Proteção Social Básica e Proteção Social Especial. O encontro aconteceu no Espaço de Formação dos Trabalhadores da Assistência Social, situado no prédio da Estação Cidadania, Centro.

A programação aconteceu das 8 às 11h e das 14 às 17h e contou com debates sobre temas como ‘Programa Bolsa Família - Impacto, responsabilidades e alcance social', apresentado pela coordenadora Estadual do Programa Bolsa Família, Bárbara Mary Malhado; ‘Cadastro Único para Programas Sociais', apresentado pela gerente municipal do programa, Rosângela Theobald; ‘Legislação do CadÚnico', com o coordenador Estadual do CadÚnico, José Carlos Ferreira Passos.

"Esse é um momento de grande importância, já que reunimos as pessoas que trabalham diretamente com o Bolsa Família e, dessa forma, podemos aprimorar, ainda mais, a qualidade dos serviços prestados pela Assistência Social de Aracaju", destacou a coordenadora Municipal do Programa Bolsa Família, Rosângela Theobald.

Mudanças

Para o coordenador Estadual do CadÚnico, José Carlos, o debate serviu tanto para mostrar as mudanças e evoluções que estão acontecendo nos sistemas da Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (Senarc) do Ministério do Desenvolvimento Social, quanto para preparar os profissionais que atuam na linha de frente das ações.

"O aspecto positivo dessa oficina é realmente o aprendizado dessas pessoas que estão sendo capacitadas. Fizemos a explanação de todas as ações do Protocolo de Gestão, das mudanças acontecidas no sistema do CadÚnico e vimos o interesse delos técnicos. O mais significativo para nós é que os assistentes sociais, pedagogos, educadores sociais e psicólogos saiam daqui capacitados e sem nenhuma dúvida", afirmou.  

"Esse evento dá  aos técnicos municipais informações relevantes sobre o Programa Bolsa Família, referenciando a política de assistência no Brasil e o Protocolo de Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferência de Renda", disse a coordenadora Estadual do Programa Bolsa Família, Bárbara Mary.