Programa Municipal de DST /Aids vacina detentas contra Hepatite B

Saúde
17/09/2010 17h34
Início > Notícias > Programa Municipal de DST /Aids vacina detentas contra Hepatite B

As detentas do Presídio Feminino de Aracaju receberam nesta sexta-feira, 17, a terceira dose da vacina contra Hepatite B. A ação foi promovida pelo Programa DST /Aids e Hepatites Virais da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). A vacinação aconteceu das 9 às 12h, dentro do próprio presídio, situado na avenida José Zukerman, Bairro América.

"Algumas das populações prioritárias na prevenção contra as DSTs e hepatites virais são aquelas em situação de reclusão. Por isso fizemos uma parceria com o Presídio Feminino de Aracaju para dar a essas mulheres mais acesso aos serviços de prevenção em saúde e fechar o esquema vacinal de imunização contra hepatite B, que é administrado em três doses", destacou o coordenador do Programa Municipal de DST /Aids e Hepatites Virais, Andrey Lemos.

A terceira etapa da campanha vacinou hoje 160 detentas, fechando o ciclo de vacinação ocorrido nos dias 5 de março e 18 de maio. "Além das detentas, vacinamos ainda os funcionários da casa de reclusão, a exemplo de policiais civis, bombeiros e agentes penitenciários. Hoje foi aplicada também a vacina contra a contra a difteria e fizemos a distribuição de panfleto informativo sobre prevenção às hepatites", informou a enfermeira do programa, Marília Uchoa.

A detenta Rosecleide Correia da Silva, de 42 anos, agradeceu a assistência prestada nesse momento delicado de sua vida. "A gente está impossibilitada de estar na rua e buscar os serviços de saúde. Por isso é importante termos garantida essa assistência para prevenir as doenças com as quais corremos mais riscos", disse.