Coordenadores discutem implementação do Programa Saúde na Escola

Educação
17/09/2010 16h59
Início > Notícias > Coordenadores discutem implementação do Programa Saúde na Escola

Na manhã desta sexta-feira, 17, coordenadores escolares e o diretor de educação básica da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Evilson Nunes, participaram de uma reunião com a assistente social sanitarista e técnica de referência da saúde da criança, do adolescente e do jovem, Helga Muller, para discutir aspectos relacionados à implementação do Programa Saúde na Escola (PSE), uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação. O encontro, que representou a concretização de mais uma ação intersetorial promovida pela Prefeitura de Aracaju, aconteceu na sala de reuniões da Semed.

"O PSE é o resultado de uma articulação entre as secretarias municipais de Educação e Saúde, que visa contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens inseridas na rede pública de ensino", declarou Evilson Nunes, ao divulgar a primeira tarefa a ser cumprida nas escolas engajadas no programa: a execução de um cadastro administrativo através do site simec.mec.gov.br.

De acordo com Helga Muller, o programa se dá de forma transversalizada, mediante a vinculação de dez unidades escolares às unidades de saúde localizadas em suas respectivas comunidades. "Através da iniciativa, serão atendidos alunos da educação infantil, ensino fundamental e Projovem [Programa Nacional de Inclusão de Jovens]. Serão realizadas oficinas, avaliações, palestras e feiras com base num determinado tema, além de uma avaliação clínica da saúde bucal dos estudantes", ressaltou.

A coordenadora geral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Conrado de Araújo, Vilma Lima, já analisa os benefícios que serão trazidos pelo programa. "Atendemos cerca de 1.300 alunos na unidade escolar, que certamente perceberão grandes melhorias em suas vidas em virtude da elaboração da metodologia das Agendas de Educação e Saúde a serem executadas como projetos didáticos na escola", afirmou a coordenadora.

PSE

O PSE visa contribuir para a formação integral dos estudantes da educação básica, gestores e profissionais da educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As atividades do programa ocorrerão nos territórios definidos segundo a área de abrangência da Estratégia Saúde da Família (Ministério da Saúde), tornando possível o exercício de criação de núcleos e ligações entre os equipamentos públicos da saúde e da educação (escolas, centros de saúde, áreas de lazer).

O PSE é constituído por cinco componentes, entre eles a avaliação das condições de saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública; a promoção da saúde e de atividades de prevenção; educação permanente e capacitação dos profissionais da educação e da saúde e de jovens; monitoramento e avaliação da saúde dos estudantes e do próprio programa.