Projeto ‘Livro Vivo’ beneficia professores da rede municipal

Educação
17/09/2010 18h00
Início > Notícias > Projeto ‘Livro Vivo’ beneficia professores da rede municipal

Até o final desta tarde, 17, professores da rede municipal estão sendo beneficiados com mais uma capacitação do ‘Projeto Leitura para Cidadania - Modalidade Livro Vivo'. Trata-se de uma iniciativa da Livraria Paulus, em parceria com as secretarias Municipal da Educação (Semed) e de Estado da Cultura (Secult). O evento, iniciado na última quarta-feira, 15, favoreceu a entrega de kits contendo cinco livros de literatura infantil e literatura infanto-juvenil, com objetivo de incentivar o hábito da leitura.

"Pretendemos evidenciar o quão agradável é a leitura de um livro, estimulando os professores a se tornarem leitores", explicou a facilitadora do projeto, Telma Santos. Ela ainda destaca que poesias, músicas e histórias fizeram parte da capacitação. "Devemos nos apoderar do gosto pelas diferentes formas de leitura", acrescentou.

Os professores foram orientados a propor atividades literárias em sala e, ao final do curso, serão beneficiados com um certificado de participação. "O kit entregue aos profissionais é composto por ‘Contos dos Irmãos Grimm traduzidos por Tatiana Belink', ‘Literatura de cordel em traquinagens de João Grilo, escrito por Marco Aurélio', ‘Contos Clássicos Brasileiros - Meus primeiros contos de Machado de Assis e Artur Azevedo', ‘Brincando com travas línguas organizados', ‘Fernando Pessoa para crianças'- estes três últimos organizados por Jakson de Alencar", detalhou a facilitadora.

Estratégias sobre como mostrar ao aluno que o professor cultiva o hábito da leitura foram mostradas, entre elas ler em voz alta, envolver os estudantes com livros e criar espaços para que os meninos e meninas se sintam motivados a ler. "Para trazer mais dinamicidade também aconselho que o educador relacione fatos de sua vida com a história. Isso aguçará a curiosidade da criança e do adolescente", garantiu Telma.

A suporte pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Tenisson Ribeiro, Maria das Graças Magalhães, conta que ficou satisfeita com a didática utilizada por Telma no curso de capacitação. "É prazeroso poder fugir da teoria e partir para atividades práticas. Essa troca de experiências que estamos tendo com outros professores também nos favorece", frisou a professora, que não hesita em declarar que levará tais ensinamentos para a sala de aula.

"Desenvolvemos um projeto de leitura na escola e nossa principal proposta é envolver não somente os professores e alunos, mas todos os funcionários da Emef", explicou Maria das Graças. Ela ainda ressalta que, em função da reforma realizada na Emef Tenisson Ribeiro, todos foram presenteados com a renovação do acervo bibliográfico.

Projeto

Tendo como principal objetivo incentivar a leitura e contribuir para essa promoção social oferecendo livros de qualidade, a Livraria Paulus, em 2010, está na 5ª edição do ‘Projeto Leitura para Cidadania - Modalidade Livro Vivo'.

Deste 2006, o projeto atua de maneira que milhares de crianças e adolescentes oriundos de escolas públicas sejam beneficiados com a distribuição gratuita de livros paradidáticos e de literatura brasileira, assim como é feito com seus professores com a distribuição dos kits.

Além de contribuir para a valorização das entidades públicas de ensino, atendendo às necessidades dos alunos, o ‘Projeto Leitura para Cidadania- Modalidade Livro Vivo', cria alternativas de lazer cultural para as comunidades, com propostas pedagógicas baseadas nos livros distribuídos.