Domingo é o Dia Mundial de Limpeza de Praias

Serviços Urbanos
17/09/2010 17h21
Início > Notícias > Domingo é o Dia Mundial de Limpeza de Praias

Neste domingo, 19, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) participa de mais uma edição do ‘Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias'. A ação acontece das 9 às 13h na praia de Atalaia, onde haverá recolhimento de lixo e conscientização dos banhistas. A concentração, bem como a localização do ponto de apoio, será nas proximidades dos arcos da Orla.

Há 24 anos, ambientalistas americanos preocupados com a poluição dos oceanos fundaram a ONG The Ocean Conservancy e criaram o ‘Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias', celebrado no terceiro domingo de setembro. No Brasil, a iniciativa é patrocinada pela Coca-Cola, que conta com o apoio de parceiros locais em várias cidades, entre eles a Prefeitura de Aracaju.

A Prefeitura, através da Emsurb, participa da ação há mais de 10 anos. São recrutados cerca de 20 servidores, a maioria agentes de limpeza, com o suporte de uma caçamba. Assim, a Emsurb realiza o recolhimento do lixo e dá destinação ao material coletado. "Todo o material reciclável coletado é enviado à Cooperativa de Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju [Care]", afirma a assessora técnica da Emsurb e organizadora da ação na capital sergipana, Célia Bastos.

Além da Emsurb, o Colégio Salesiano também colabora com a realização do ‘Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias'. "Com o apoio de alunos e professores do Salesiano, as práticas de remoção do lixo da praia e alerta das pessoas sobre a poluição nestes locais ganha um alcance ainda maior", destaca Célia.

Limpeza regular

Segundo o gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, José Roberto Gomes, a limpeza das praias de Aracaju acontece com frequência. "Todas as segundas, terças e sextas-feiras estamos executando o serviço de limpeza da praia de Atalaia, no perímetro que vai do farol ao bar Paraty. O apoio da população é fundamental", reforça.

O recolhimento de lixo e gadanhamento da área são realizados por duas equipes com 11 trabalhadores. De acordo com a Emsurb, os materiais recolhidos com maior frequência são cascas de coco, copos descartáveis e bagaços de cana.