Novos médicos integram rede municipal de saúde

Saúde
20/09/2010 11h24
Início > Noticias > 43113

Durante solenidade realizada na manhã desta segunda-feira, 20, no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), o secretário municipal de Saúde, Antônio Samarone, deu as boas-vindas aos 35 novos médicos que farão parte da rede municipal. Os profissionais foram contratados após terem sido aprovados no processo seletivo para preenchimento de vagas em diversas especialidades.

A reunião realizada hoje serviu para que os profissionais conhecessem parte da equipe com a qual irão trabalhar e ouvissem as primeiras orientações do secretário. "Atualmente trabalho em Pinhão, interior do Estado, e no Hospital de Urgência de Sergipe. Vou deixar um deles para ocupar a vaga do município", afirmou a clínica geral Márcia Menezes, uma das selecionadas. Ela e os demais colegas passarão por uma capacitação para conhecer procedimentos, rotinas e protocolos do sistema municipal.

De acordo com o coordenador de Rede de Atenção Básica, Geison Valença, as vagas foram abertas em função de demissões e pedidos de exoneração. Dentro da Atenção Básica, quatro novos profissionais atuarão no Programa de Saúde da Família e serão lotados em unidades que têm necessidade imediata, como a Madre Tereza, Oswaldo leite, Elizabeth Pita e Eunice Barbosa. Além desses quatro médicos, serão admitidos na rede cinco psiquiatras, dois emergencistas infantis, cinco emergencistas de cirurgia-geral, dois emergencistas ortopedistas e 17 emergencistas adulto.

"As vagas foram abertas para a Rede de Atenção Básica, de Urgência e Emergência e de Atenção Pscicossocial", explicou a coordenadora clínica da SMS, Salvyana Sarmento. As contratações são temporárias, para um ano de trabalho, com a possibilidade de renovação por mais um ano. Os salários dependem da rede em que serão lotados os profissionais e da carga horária.

Seleção

O ortopedista emergencista José Cleanes Nunes Mota festejou a contratação por seleção simplificada. Ele tem experiência em emergência e já atuava no Hospital Nestor Piva. "Com essa seleção pública a minha atuação no serviço público está oficializada. Antes, o meu contrato era frágil, por Recibo por Pagamento Avulso [RPA]. Agora, enquanto trabalhador, tenho direitos garantidos".

Cirurgiã-plástica, Madeleine Ramos tem experiência em hospitais e foi selecionada para atuar na Urgência e Emergência da PMA. "Trabalhar em uma emergência no setor público nos dá a possibilidade de estar buscando atualização. Como profissional me sinto mais viva", conta.

Novas contratações

Após homologação da contratação dos médicos, nova análise de demanda será realizada para que as necessidades da rede municipal de saúde possam ser supridas definitivamente. No primeiro momento isso será feito por meio de um novo processo de seleção simplificado e, posteriormente, por meio de concurso que já está em fase de licitação. Em média, o processo simplificado dura entre 40 e 50 dias. O que acaba de ser finalizado começou no mês de julho deste ano.

Mudanças

Além de anunciar a realização de um novo processo seletivo e do concurso para contratação de médicos, a equipe da SMS informou que haverá uma licitação para modernizar a rede de atendimento e melhorar a assistência à população. No novo sistema, o médico poderá consultar online todas as informações referentes ao paciente que está sendo atendido. Tais dados poderão ser acessadas em qualquer unidade de saúde.

"Vamos adotar um modelo eletrônico de gestão que já funciona em Curitiba e em Belo Horizonte, com um mostruário onde irão constar todas as informações do paciente e protocolos. O Sindicato dos Médicos está acompanhando essa movimentação. Sairemos da fase em que o médico é bom ou ruim por razões subjetivas para a fase da racionalidade, além de tornar a agenda pública e democrática", explicou Samarone.

Confira o edital com a lista dos médicos classificados: