Dia da Árvore é comemorado com plantio de mudas

Serviços Urbanos
21/09/2010 14h34
Início > Notícias > Dia da Árvore é comemorado com plantio de mudas

O mês de setembro, quando que se comemora o Dia da Árvore, promove um apelo ambiental pela preservação das áreas verdes e marca ainda a chegada da primavera, uma estação que marca o reflorescimento da fauna e da flora terrestres. A própria natureza, ao mesmo tempo em que sofre com as degradações, recebe uma contribuição humana que marca o equilíbrio das suas relações. Exemplo disso é o projeto Plantando Cidadania, uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Em um trabalho de parceria, a Emsurb somou esforços junto a outros órgãos públicos e escolas das redes municipal e estadual para expandir o plantio de mudas em diversos locais da capital sergipana. "Desde a semana passada, como parte das comemorações alusivas ao Dia da Árvore, nossa demanda aumentou em razão dessas parcerias que, sem dúvida, são positivas pela sua importância coletiva", destaca o gerente de Áreas Verdes, Francisco Ney.

Toda a atividade, envolvendo o plantio de mudas em meio às comemorações do Dia da Árvore, faz parte do projeto Plantando Cidadania. "Essas parcerias ampliam e fortalecem o projeto. É muito importante o reconhecimento do nosso trabalho. Prova disso é a participação de 96 escolas das redes municipal e estadual", ressalta o técnico agrícola Adriano Júnior Santos. "Levamos para essas escolas, além da distribuição e plantio de mudas, informações para os estudantes sobre a preservação do meio ambiente", acrescenta.

"Ao longo da semana continuaremos esse trabalho de parceria, principalmente juntos com as escolas, onde existe um interesse muito grande por parte dos professores e diretores em integrar o aluno a projetos ambientais", coloca Adriano. Outras parcerias também foram realizadas junto com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Viação Cidade de Aracaju (VCA), Academia de Polícia Civil (Acadepol), Secretaria Municipal de Educação (Semed), e Secretaria de Estado da Educação (SEED).

Plantando Cidadania

O projeto ‘Plantando Cidadania' tem como objetivo melhorar o microclima de Aracaju, além de diminuir a poluição sonora, purificar o ar, reduzir pragas e agentes causadores de doenças, embelezar a cidade e garantir alimentação à avifauna urbana. Tudo isso através do plantio de árvores de norte a sul da capital, em logradouros públicos, ciclovias, praças, canteiros, prédios públicos e outros espaços.

As árvores a serem plantadas em toda a cidade são de porte pequeno (Flor de Abril e Pitanga), médio (Angico Vermelho, Araçá Cagão, Aroeira, Azeitona do Mato, Bacupari, Brasileirinho, Caju Precoce, Faveiro, Graviola, Ipê Branco, Ipê Rosa, Ipê Roxo, Louro Pardo, Pau D'Alho, Pau Brasil e Porangaba) e grande (Casuarina, Craibeira, Felício, Jambo Vermelho Neem Indiano, Tamarindo, Tamboril e Teca). "No total iremos plantar 46 espécies diferentes, entre frutíferas e nativas", explica Francisco Ney.