O Programa Saúde da Mulher, em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit), realizou nesta terça-feira, 21, uma capacitação para formandos do curso de enfermagem da mesma universidade. A formação serviu para orientar os alunos sobre os procedimentos de atuação nos casos de vítimas de violência. A atividade aconteceu na tarde de hoje, no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps).
Ao todo, 25 alunos participaram da capacitação, que debateu o cumprimento de deveres legais e éticos relacionados à mulher e aos adolescentes. "É importante participar de momentos como esse que nos ensinam como saber identificar e orientar as vítimas de violência nesses dois públicos específicos", disse a estudante Sayonara Almeida de Jesus.
"Esses alunos vão participar, no próximo dia 7 de outubro, de um projeto de extensão que vai debater o tema violência no Colégio Jackson de Figueiredo. Por isso, é extremamente importante a capacitação, cujo objetivo é levar aos futuros profissionais o conhecimento dos tipos de violência e a atual situação dessa realidade no estado de Sergipe", destacou a professora preceptora da turma, Ademilde Machado Andrade.
De acordo com a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Cristiani Ludmila, o grande objetivo dessa atividade é a divulgação dos conceitos e tipos de violência contra a mulher e os adolescente, assim como da rede de serviço, atendimento e proteção às vítima de violência em Aracaju.
"Esses jovens em breve estarão trabalhando nas unidades de saúde e hospitais, atendendo às mulheres e adolescentes vítimas de violência. Quanto maior o número de profissionais capacitados e de pessoas sensibilizadas, melhores serão os resultados do enfrentamento da violência contra a mulher e os adolescentes na capital", pontuou.