Samu simula atendimento em acidente de trânsito

Saúde
21/09/2010 17h40
Início > Notícias > Samu simula atendimento em acidente de trânsito

No fim da manhã desta terça-feira, 21, pedestres e condutores de veículos pararam para assistir a um treinamento da equipe de emergência do Samu Municipal no centro comercial de Aracaju. Um acidente com vítima foi simulado com o intuito de chamar a atenção para a necessidade de adotar cuidados preventivos de forma a garantir a segurança no trânsito.

O simulado aconteceu ao lado da sede da Caixa Econômica Federal (CEF) e foi uma das atividades da Semana Nacional do Trânsito, que segue até o próximo dia 25 com a participação da Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e da Secretaria Municipal de Saúde.  

No meio da rua, deitada no chão, uma estagiária do Samu fingia ter sido atropelada. Uma maquiagem especial reproduzia no corpo ferimentos graves. Em pouco tempo, uma viatura chegou ao local trazendo a equipe do Samu, com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e o condutor.

No socorro à vítima, os profissionais obedeceram ao Protocolo ABCDE - Atendimento Inicial ao Traumatizado, que estabelece os procedimentos que devem ser adotados. "Reproduzimos em nossa estagiária as característica clínicas de uma vítima inconsciente, com trauma crânio-cefálico, trauma de face, além de lesões nos membros superiores", explicou o médico emergencista, Fábio Alves.

Realismo

Quem assistiu a cena se impressionou com o realismo do acidente simulado. "Parecia verdade! A menina estava perfeita, eu pensei que ela tinha sofrido um acidente mesmo. Fiquei assustada", contou a comerciante Maria das Graças. O desempregado José Santos Costa elogiou a iniciativa. "O Samu é importante para todos os aracajuanos. Nessa hora, mesmo estando curiosos, nós aprendemos a respeitar o limite de espaço para não atrapalhar o atendimento e deixar a vítima tranquila", diz.

A cena foi dirigida por Fábio Alves, que é o coordenador do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar do Samu. A intenção foi preparar os futuros emergencistas do Samu Aracaju. "Os exercícios simulados têm dois objetivos: mostrar para a população como atuamos no resgate e verificar a qualidade de atendimento da equipe", explicou o emergencista.

Segundo Fábio Alves, os simulados são gravados e fotografados. "Depois editamos esse material para apresentar em sala de aula. Os profissionais opinam sobre a sequência do protocolo de atendimento, previamente passado durante treinamentos", disse.

Exposição
 

O Samu Municipal também está participando da Exposição de Equipamentos de Segurança montada no estacionamento do shopping Riomar. Os visitantes podem conhecer no stand do Samu o interior de uma Unidade de Suporte Básico (USB), além de assistirem a demonstrações do uso de equipamentos para resgates de emergência. A exposição segue até o dia 25, das 15 às 20h, e também faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito.