Rede de Atenção Básica é capacitada em Saúde do Trabalhador

Saúde
21/09/2010 18h11
Início > Notícias > Rede de Atenção Básica é capacitada em Saúde do Trabalhador

A Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (Reast) está capacitando todos os coordenadores de regiões, gerentes de Unidades de Saúde da Família e profissionais que atuam como Referências de Vigilância em Saúde (RVs). Esta terça-feira, 21, foi a vez de 22 trabalhadores da Rede de Atenção Básica das 1ª e 2ª regiões participarem da capacitação.

O objetivo da formação de hoje é atualizar os profissionais atuantes nas Unidades de Saúde da Família (USFs) de Aracaju sobre os fluxos de notificação e de atendimento em saúde do trabalhador. Além disse, a meta é orientar sobre os procedimentos a serem observados nos casos de usuários que apresentem patologias ocupacionais, à exemplo das LER/DORT (lesões por esforço repetitivo e os Distúrbios osteomusculares relacionado ao trabalho.

"Com a chegada de novos profissionais à rede municipal, sentimos a necessidade de promover uma capacitação para esclarecê-los sobre o que é a Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador, os serviços oferecidos por ela, o acompanhamento que a rede oferece aos trabalhadores com LER/DORT. Também queremos estimulá-los a notificar agravos à saúde do trabalhador identificados nas unidades de saúde", disse a coordenadora da Reast/Cerest, Karla Magaly.

De acordo com a assistente Técnica da Reast, Aline Rabelo, dois fluxos específicos serão abordados na capacitação. "Estamos focando o atendimento aos trabalhadores que são usuários das unidades de saúde e também os próprios trabalhadores ligados à rede de saúde que se expõem a riscos de acidentes com material biológico. Estes últimos serão incluídos no fluxo pactuado com o Hospital Zona Sul, que deve prestar assistência em até duas horas, após o acidente, e o acompanhamento de seis meses, quando em casos que exijam maior assistência", explicou.