Gestantes aprendem cuidados essenciais ao bebê

Saúde
22/09/2010 17h12
Início > Notícias > Gestantes aprendem cuidados essenciais ao bebê

Para a mulher que espera a chegada de um bebê é imprescindível estar bem informada sobre os cuidados necessários ao bem-estar do filho. Pensando nisso, a Prefeitura de Aracaju promove atividades de apoio e orientação às gestantes nas Unidades de Saúde da Família (USF). Na tarde desta segunda-feira, 22, gestantes cadastradas na USF Carlos Fernandes de Melo, no bairro Lamarão, participaram de uma palestra sobre cuidados e conforto do bebê.

Além do acompanhamento pré-natal, as mulheres grávidas assistidas pela USF Carlos Fernandes de Melo recebem orientação especial no grupo de gestantes da unidade, que existe há mais de três anos. Já na primeira consulta do pré-natal a gestante recebe em mãos um convite para participar das reuniões do grupo, que acontecem sempre na penúltima ou última semana do mês.

"Nesses encontros as mulheres aprendem sobre aleitamento materno, nutrição, parto e sexualidade. Temos na comunidade muitos casos de gravidez na adolescência e é extremamente importante para essas meninas, que têm pouca experiência de vida, encontrar apoio e aprender a cuidar dessa criança que virá ao mundo", destacou a assistente social da USF, Denise Ludovice Melo.

Preparação

Para quem vai ser mãe pela primeira vez aos 17 anos de idade, Débora Velozo da Conceição parece tranquila. "Aqui aprendi muita coisa sobre como cuidar da minha criança que vai nascer. O mais importante de tudo foi sobre a amamentação. Pretendo amamentar o meu filho até os seis meses e só depois disso começar a dar outros alimentos", disse a adolescente.

Quem também se conscientizou sobre a importância da amamentação nos primeiros meses de vida do bebê foi a dona de casa Rosângela dos Santos. Grávida de oito meses do terceiro filho, ela diz que desta vez será diferente. "Não amamentei os outros dois porque não conseguia fazê-los pegar o peito. Agora aprendi que existe uma maneira especial de pegar a criança e levá-la ao seio, o que facilita a amamentação", afirmou.

Shantala

No encontro desta quarta as gestantes apreenderam a técnica de Shantala para massagear e tranquilizar o bebê. "Com óleo de amêndoas aquecido nas mãos, a mãe estimula pontos no copo do bebê, promove o bem estar e ativa a circulação sanguínea. O bebê conhece o mundo pelas mãos e pela boca, essa massagem estimula os músculos da face e das mãozinhas do bebê, o que permite um melhor desenvolvimento da criança, além de causar relaxamento e conforto à criança", disse a enfermeira palestrante da tarde, Daiane Tiano.

De acordo com Valteílde Alves, também enfermeira e condutora do grupo de gestantes, palestras como a de hoje servem para tirar as dúvidas da gestante e ampliar a assistência durante o pré-natal. "Esses momentos fortalecem o vínculo do profissional de saúde com a gestante, pois criam espaços de conhecimento e possibilitam à criança que virá ao mundo mais qualidade de vida", avaliou.