No próximo dia 26, a Galeria de Artes Álvaro Santos (GAAS) completa 44 anos de atividade artística na capital sergipana. Para celebrar a data, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) prepara uma exposição especial com trabalhos dos irmãos Álvaro e Florival Santos. Além de telas cedidas pela filha de Florival, Marlene Santos, a população também poderá conferir a nova logomarca da GAAS e o lançamento do site da galeria que recebe obras dos grandes nomes sergipanos das artes plásticas, fotografia e instalações. A mostra, que seria aberta no dia 14 deste mês, foi adiada para 8 de outubro por conta o período eleitoral.
De acordo com o diretor da GAAS, Luis Adelmo Soares, a exposição também contará com um mini catálogo com depoimentos sobre os artistas Álvaro e Florival Santos. "Teremos atividades intensas pra celebrar a data. Justamente por queremos fazer uma linda festa, adiamos a data para não haver interpretações contrárias ao propósito da exposição, que é comemorar os 44 anos da GAAS em grande estilo, homenageando os irmãos artistas Álvaro e Florival Santos", destaca.
Ainda de acordo com Luis Adelmo, o catálogo deve estar pronto nesta sexta-feira, dia 24. Já a exposição contará com 30 obras, entre pinturas e desenhos, dos ilustres irmãos Santos e permanecerá na GAAS até o dia 30 de outubro. "Algumas telas, inclusive, encontram-se inacabadas, pois são da última fase de Florival. Será uma excelente oportunidade para fazer um passeio pela trajetória artística dos irmãos Florival e Álvaro Santos", afirma o diretor da Galeria.
GAAS
Inaugurada em 1966 e fruto de um pedido do então prefeito de Aracaju, Godofredo Diniz Gonçalvez, ao arquiteto Rubens Chaves, a Galeria de Artes Álvaro Santos foi a primeira galeria oficial de artes do estado de Sergipe. Mantido pela Prefeitura de Aracaju, o espaço recebeu o nome do artista plástico Álvaro Santos, que nasceu em Propriá (SE) e encantou o público com suas telas.
Na época, o irmão do patrono e também artista plástico, Florival Santos, foi convidado a ser diretor da galeria. Convite aceito, Florival foi o primeiro diretor da galeria de artes recém construída. A GAAS fica na praça Olímpio Campos, Centro. De segunda a sexta-feira, o horário de visitação vai das 8 às 18h. Já aos sábados, o espaço fica aberto das 9 às 13h.