Cerca de 200 alunos das escolas municipais de Educação Infantil (Emei) Professora Joana Maria da Silva e de Ensino Fundamental (Emef) Zalda Gama participaram do desfile cívico realizado na manhã desta quinta-feira, 23, no bairro Veneza II. Os meninos e meninas foram conduzidos pela banda marcial da Emef Oviêdo Teixeira, localizada no bairro Olaria.
O pelotão de abertura formado por alunos da Emei Professora Joana Maria da Silva apresentou a temática ‘Educação no Trânsito', com o objetivo de sensibilizar a comunidade para o exercício da cidadania. Com indumentárias coloridas, eles também comemoraram o início da primavera e representaram personagens de diversos contos infantis.
"Ao notarmos que muitos moradores não utilizam a passarela, o que acaba colocando suas vidas em risco, aproveitamos a oportunidade para conscientizá-los também sobre a importância da utilização do cinto de segurança e do respeito à faixa de pedestre", ressaltou a coordenadora geral da Emei, Suely Amorim.
Conscientização
Aproveitando a ‘Semana do Trânsito', evento promovido pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, os alunos da Emef Zalda Gama divulgaram o slogan ‘Trânsito seguro se faz assim', utilizando placas de sinalização.
De acordo a coordenadora geral da unidade escolar, Rosângela Andrade, o desfile cívico favoreceu o civismo e o maior interesse dos alunos pelas atividades de cunho pedagógico. "Os alunos foram direcionados a mostrar o que aprenderam em sala de aula e isso torna o processo educativo muito mais atraente aos meninos e meninas, que se sentirão ainda mais motivados a aprender e a permanecer na escola", colocou.
A aluna da Emef, Thaís Silva, fez questão de mostrar o que aprendeu com a temática. "Agora ficarei mais atenta à sinalização, já que moro numa região onde há grande fluxo de veículos. Usarei a passarela, ao invés de me arriscar, e utilizarei sempre a faixa de pedestre", explicou.
Participaram também do desfile os alunos da Creche Terezinha Meire e a Companhia da Polícia Rodoviária Estadual (CPRv), que ficou responsável pelo monitoramento do trânsito nas ruas do bairro Veneza II.