Força-tarefa contra a dengue visita bairro Suissa

Saúde
23/09/2010 17h20
Início > Noticias > 43192

O único modo de evitar a transmissão da dengue é a eliminação do mosquito transmissor. É por isso que a força-tarefa da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) continua atuando semanalmente nos bairros da capital sergipana, com a realização de visitas domiciliares e limpeza de ruas, mangues e canais. Nesta quinta-feira, 23, quem recebeu os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e os agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) foram os moradores do bairro Suissa.

A concentração das equipes aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) Amélia Leite. De lá partiram 15 agentes de endemias e 16 agentes de limpeza. Na sexta-feira e no sábado a força-tarefa contra a dengue estará no bairro Pereira Lobo e a concentração também acontece na Unidade de Saúde da Família Amélia Leite às 8h. As ações prosseguem durante o dia inteiro.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Taíse Cavalcante, as ações da força-tarefa são de grande importância para evitar a proliferação do mosquito. "Vamos continuar com o trabalho semanal da força-tarefa, a capacitação e efetivação dos agentes municipais de endemias e os constantes trabalhos de conscientização da população", garante.

Ainda de acordo com a coordenadora, o baixo número de casos da doença é resultado das ações que a Prefeitura de Aracaju implementou e que continuam sendo colocadas em prática, com o auxílio da população. "A PMA está fazendo sua parte, mas é preciso que a população faça a sua também, principalmente agora que estamos intensificando os trabalhos e preparando a cidade para a chegada do verão", lembra Taíse.

Lavanderias

Uma grande preocupação da Prefeitura de Aracaju é com as lavanderias domésticas, porque elas são locais perfeitos para o desenvolvimento do mosquito transmissor da dengue. O ideal é que as donas de casa troquem essas lavanderias fabricadas em alvenaria e que acumulam água por tanquinhos.

Caso não seja possível, é fundamental que elas sejam limpas e escovadas frequentemente. "É muito importante que os moradores façam a limpeza das lavanderias ou recipientes onde armazenam água pelo menos duas vezes na semana para evitar a proliferação do Aedes aegypt", alerta Taíse Cavalcante.