Reap promove oficina de Gestão em Saúde Mental

Saúde
24/09/2010 17h29
Início > Noticias > 43205

A Rede de Atenção Psicossocial de Aracaju (Reap) realizou a 1ª Oficina de Gestão em Saúde Mental para trabalhadores e gestores da rede com foco na capacitação sobre cuidados em álcool e drogas. A reunião aconteceu nesta sexta-feira, 24, no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), localizado no bairro Ponto Novo.

O objetivo do encontro é construir as partes que irão compor a capacitação para os profissionais da Rede de Atenção Básica (Reab) sobre os cuidados e encaminhamento de pacientes com transtornos de álcool e drogas. "A capacitação pretende abordar desde a apresentação da rede até o trabalho de abordagem e manejo dos casos de dependentes de álcool e drogas em Aracaju", disse o coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Primavera (Caps AD), André Calazans.

A capacitação começa nos próximos dias 6 e 7 de outubro e deve acontecer semanalmente, sempre em dois dias consecutivos, até fevereiro de 2011. Os agentes municipais de saúde passaram por capacitação sobre o mesmo tema no final do ano passado.

"Agora queremos estender essa capacitação para que todos os profissionais das Unidades de Saúde sejam instrumentalizados para saberem lidar com os casos leves e moderados de AD. À medida que qualificamos esses profissionais, ampliamos a capacidade de identificação e diagnóstico dos casos na rede municipal de saúde, dando um salto qualitativo no cuidado de álcool e outras drogas, inclusive o crack em Aracaju.", disse Calazans.