Escola municipal desenvolve projeto de conscientização eleitoral

Educação
27/09/2010 09h23
Início > Notícias > Escola municipal desenvolve projeto de conscientização eleitoral

Preocupados com o desenvolvimento integral do aluno e o exercício da cidadania, coordenadores e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas estão desenvolvendo o projeto interdisciplinar ‘Construindo a democracia eleitoral'. A ação, que consiste na simulação de um processo eleitoral, tem como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância do voto para a construção da democracia.

Ao criar os Partidos Progressista Escolar (PPE), Socialista Estudantil (PSE) e Democrático Estudantil (PDE), os alunos passaram a disputar as eleições para presidente, governador, deputado federal, deputado estadual e vereador. Na última sexta, 24, os candidatos a prefeito, deputado estadual e vereador participaram de um debate no auditório da unidade escolar, espaço que serviu para divulgação de diversas propostas políticas.

"O principal resultado desse trabalho pedagógico é o maior envolvimento do estudante com a política, pois o mesmo elabora propostas e as expõe, estimulando a interatividade na escola. Os professores, por sua vez, se comportam como mediadores durante os debates", explicou a professora de Língua Portuguesa, Maria Hortência Souza, uma das idealizadoras do projeto.

Saúde, educação e meio ambiente foram as pautas de discussões. Candidata à deputada estadual pelo PPE, a aluna Michele Gomes, 13 anos, ressaltou que a intenção de se candidatar surgiu da necessidade de tornar o ambiente escolar ainda mais atrativo. "Pesquisas sobre as funções de um prefeito me ajudaram na tomada de decisão. Se for eleita, pretendo promover palestras educativas sobre meio ambiente e os prejuízos causados pelo uso do crack e outras drogas. Tratarei também dos cuidados para evitar a dengue", colocou.

Projeto

Para garantir o bom desempenho dos estudantes, foram realizadas pesquisas sobre as atribuições de cada representante, acompanhamento do horário político, análise de algumas leis, elaboração de discursos, idealização de campanhas, confecção de cartazes, murais, faixas, urnas e cédulas.

A aluna da Karoline Vieira, 15 anos, candidata a presidente pelo PSE, demonstrou ter consciência da importância do voto. "Aconselho aos que já têm 16 anos e irão votar pela primeira vez a votar de forma consciente, analisando as propostas dos candidatos que se propõem a trazer melhorias para o estado e para o Brasil", completou.

Eleições

A culminância do projeto se dará com as eleições, que acontecem nesta quinta-feira, 30. Uma mesa eleitoral será formada por alunos do 9° ano, que representarão o presidente da mesa, mesário e secretário, sendo que o processo eleitoral será realizado com meninos e meninas do 5° ao 9° ano. Além disso, 15 alunos atuarão como fiscais contra a boca de urna e a apuração dos votos ocorrerá no mesmo dia da eleição.

"Todo o processo eleitoral foi programado com base na democracia. Por votação, foram escolhidos os cargos, os nomes dos partidos e eleitos os seus respectivos representantes. Notamos que os alunos estão favorecendo a compreensão do momento eleitoral e a consequente conscientização politica, afinal, o voto é um exercício de cidadania", enfatizou a coordenadora pedagógica, Adalgisa Silva.