A partir desta terça-feira, 28, o programa ‘Ossos do Ofício' passará a ser realizado em módulos, para que os temas em debate sejam melhor trabalhados. Cada módulo será dividido em quatro semanas, com assuntos relativos a uma temática principal. As próximas quatro palestras abordarão 'Cultura e Comunicação' e os subtemas serão ‘Democratização da Comunicação', ‘Mídia e Subjetividade’, ‘TV Pública’ e ‘Cultura e Comunicação’.
O objetivo é destacar a importância da cultura e da comunicação para o desenvolvimento social. A palestra desta terça, sobre 'Democratização da Comunicação', acontecerá às 19h na Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT). O palestrante será o coordenador nacional da Executiva Nacional do Estudantes de Comunicação (Enecos), Pedro Alves. Mais informações pelo telefone 3179-3695, ou no twitter @funcajucultura.
Iniciativa
O programa 'Ossos do Ofício', desenvolvido pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), conta a participação pessoas envolvidas e atuantes nas áreas debatidas e visa ao fortalecimento do mercado cultural. Ele põe em pauta a contemporaneidade e suas transformações, contribuindo para a formação de agentes culturais, produzindo conhecimento e abrindo novas possibilidades para o setor.
O público-alvo são estudantes, profissionais do meio e agentes culturais. As temáticas são sempre relacionadas à arte, cultura, educação e cidadania. Reconhecendo produtores, agentes e formadores de bens culturais como molas propulsoras da economia da cultura, os debates também são um momento de análise do cenário artístico sergipano e um espaço para a sua propagação.
Palestras
O 'Ossos do Ofício' já realizou três encontros desde que foi iniciado, no dia 24 de agosto. Participaram dos debates o professor Messalas Santos, que apresentou a palestra 'Folclore e Contemporaneidade', a professora Verlane Aragão, que falou sobre 'Economia da Cultura', e o coordenador do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Primavera, André Calazans, que debateu o tema ‘Drogas: vivendo diante de um fenômeno cada vez mais familiar'.
Confira a programação de palestras do módulo 'Cultura e Comunicação':
28/09 | 'Democratização da Comunicação' | Pedro Alves (coordenador nacional da ENECOS - Executiva Nacional do Estudantes de Comunicação)
05/10 | 'Mídia e Subjetividade' | Psic. Edelvaisse Mendonça Ferreira (coordenadora do Conselho Regional de Psicologia / Seção Sergipe - integrante do GT Psicologia e Mídia)
19/10 | 'TV Pública' | Indira Amaral (Diretora da Fundação Aperipê)
26/10 | 'Cultura e Comunicação' | a definir