Prefeito apresenta projeto à comunidade do Bahamas

Infraestrutura
25/09/2010 08h03
Início > Notícias > Prefeito apresenta projeto à comunidade do Bahamas

A noite dessa sexta, 24, foi de acordo entre o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e os moradores dos loteamentos Bahamas e São José, no bairro Santos Dumont. O principal objetivo da reunião foi a apresentação do projeto elaborado pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) para melhorias naquela área. Serão realizadas obras de esgotamento sanitário, terraplanagem, drenagem pluvial e pavimentação com investimento estimado de R$ 4 milhões.

O encontro foi muito produtivo para ambas as partes. "Tenho conhecimento dos problemas de infraestrutura que vocês enfrentam aqui e tenho consciência da minha responsabilidade com vocês", afirmou o prefeito Edvaldo Nogueira, no início da reunião com a comunidade.

De acordo com o projeto, 15 vias serão beneficiadas, totalizando 3 km de extensão. Do total, 2.500 m2 são de asfalto e mais 16 mil m2 de paralelepípedo. No final de todas essas obras, cerca de 2,5 mil habitantes serão beneficiados. "Demos o primeiro passo, que é fazer o projeto, agora falta captar recursos", disse o presidente da Emurb, Paulo Costa.

Na ocasião, o prefeito explicou onde, quando e como as obras seriam feitas e voltou a explicar para aqueles que chegaram depois. Constam no projeto as áreas que abrangem a rua A até a rua G, mas a Jakcson Figueiredo, Ribeiro Silva, Projetada C, São Jorge, além das travessas A, Luiz Gonzaga, Minervina Barros e Santo Antônio.

Expectativas

A moradora da rua D do Bahamas, Maria José Alves, foi à reunião para saber o que seria dito sobre a pavimentação das ruas. "O maior problema é quando chove, que fica alagado. E para piorar outras pessoas que não são do bairro deixam o lixo", diz Maria. Também moradora da rua D, Gedalva Menezes afirma que, apesar das ações paliativas da prefeitura, é necessário realmente uma obra de grande porte para acabar com o problema, como a apresentada pelo prefeito.

De acordo com Paulo Costa da Emurb, o canal em construção na rua Benjamim Constant, que irá receber a água dos sistemas integrados do Bahamas e do São José, fruto de uma parceria entre município e Governo do Estado, irá baratear o preço da obra de infraestrutura. Quando construída, a rede de esgoto será integrada.

Para o morador há 10 anos da rua Jackson de Figueiredo, Andisson Alves, 39, a visita do prefeito foi de fundamental importância.
Foi dele a iniciativa de pedir a visita do prefeito na comunidade, no último sábado, durante um encontro do Pró-Jovem. "Solicitamos ao prefeito dentro de sua agenda apertada apoio para resolver a situação. Muitos bueiros aqui foram colocados pelos próprios moradores", disse Andisson.

Futuro

Após apresentar o projeto, o prefeito Edvaldo Nogueira estimulou a população a começar a pensar no futuro. "Aqui nós já temos que comemorar a decisão de fazer", afirmou o prefeito, que foi aplaudido pelos moradores presentes. Segundo ele, depois da captação de recursos, o projeto passará por fase licitatória e as obras devem começar em junho de 2011.



Sobre a regularização das escrituras, Edvaldo explicou que a Prefeitura de Aracaju vem regularizando áreas e fornecendo as escrituras aos poucos e até agora já conseguiu entregar quase 3 mil escrituras. Ao final  da reunião com a comunidade, ele foi convidado a conhecer a Igreja dos Mórmons.