Educação municipal participa de capacitação de conselheiros tutelares

Educação
27/09/2010 17h51
Início > Notícias > Educação municipal participa de capacitação de conselheiros tutelares

A técnica do ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e suplente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Maruze Oliveira, participou na manhã desta segunda-feira, 27, do curso de capacitação voltado para conselheiros tutelares. O evento, promovido pelo CMDCA em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), será realizado até amanhã, 28, no Edifício Luciano Prado, no Centro.

Na ocasião, o presidente do CMDCA, Robson Anselmo, agradeceu a presença dos participantes e destacou a iniciativa como um momento de reflexão, cujo objetivo é qualificar a intervenção dos conselheiros tutelares. "Estamos nos referindo a um órgão extremamente importante para a garantia de direitos reservados ao público infanto-juvenil, daí a necessidade de capacitar conselheiros tutelares para reduzir equívocos em suas práticas cotidianas", afirmou Robson Anselmo.

Representando a secretária municipal de Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, a técnica Maruze Oliveira participou da mesa de abertura do evento. "A preservação e a defesa dos direitos da criança e do adolescente devem ser priorizadas sempre, daí a importância da intervenção do conselho tutelar, que trabalha para impedir que violações de direitos comprometam a integridade do público em questão", enfatizou Maruze Oliveira.

Também participaram da capacitação integrantes do Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (Fórum DCA), entidades não governamentais, conselheiros de direitos e representantes da Semasc. Convidadas para liderar algumas atividades, as assistentes sociais Socorro Carvalho e Maria do Socorro Dias promoveram momentos de discussões e entrosamento.

Experiências

"Estamos favorecendo a troca de experiências a cerca das estratégias mais eficientes que visem à efetivação do direito de meninos e meninas à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, entre outros", explicou Maria do Socorro Dias, que também é conselheira de direitos no estado da Paraíba e ex-conselheira tutelar.