Escolas participam de desfiles cívicos nos bairros da capital

Educação
27/09/2010 18h02
Início > Notícias > Escolas participam de desfiles cívicos nos bairros da capital

No último fim de semana, alunos, professores, suportes pedagógicos e coordenadores escolares da rede municipal de ensino aproveitaram as comemorações cívicas para apresentar aos moradores dos bairros Atalaia, Santos Dumont e Farolândia os trabalhos pedagógicos desenvolvidos nas escolas municipais de ensino fundamental (Emefs) Anísio Teixeira, Otília de Araújo Macedo e Centro Social Nossa Senhora Aparecida.

Saudando a primavera e enaltecendo a cultura popular, os estudantes da Emef Anísio Teixeira levaram um colorido especial às ruas do bairro Atalaia, apresentando diversos pelotões conduzidos pela banda marcial da unidade escolar. "Temos aqui o resultado de um trabalho desenvolvido em conjunto, que abrangeu até mesmo os pais dos alunos matriculados da 1ª a 7ª série. Isso prova o quanto o trabalho pedagógico desenvolvido na escola tem tido a aprovação dos pais e responsáveis", declarou a coordenadora geral da Emef, Ednalva Santos.

Para a jovem mãe Geane Santos, 30 anos, que acompanhou o desfile ao lado da filha Eliregina Alves, 10, aluna do 1º ano, a iniciativa serve para fazer notória a qualidade da educação oferecida na Emef. "Tenho participado ativamente das ações executadas na escola em virtude do envolvimento da minha filha, que tem se desenvolvido bastante nos estudos, principalmente nas práticas da leitura e da escrita", justificou Geane.

Histórias Infantis

Ao conhecerem o tema do desfile cívico do bairro Farolândia, denominado ‘Buscando os valores das histórias infantis', cerca de 100 alunos do Centro Social Nossa Senhora Aparecida se sentiram motivados a representar diversos personagens, entre eles Chapeuzinho Vermelho, a Bela Adormecida e Branca de Neve.

"A unidade escolar dispõe de contações de histórias realizadas por meio do projeto pedagógico ‘Construindo Valores', idealizado pela professora Ada Augusta Celestino. Através da iniciativa, crianças do 1º ao 5º ano têm o privilégio de conhecer o universo literário e de criar o gosto pela leitura", explicou a coordenadora geral do Centro, Tereza Cristina Caldas, que esteve orientando o pelotão de bandeiras que conduziu os outros cinco pelotões de alunos.

Fantasia

Envolvidos também no mundo de fantasia estavam os alunos da Emef Otília de Araújo Macêdo. Cerca de 100 alunos participaram dos seis pelotões que integraram o desfile, cada um ressaltando um personagem do mundo encantado, como fadas, princesas, palhaços e circo. "O desfile envolveu alunos da educação infantil até a 4ª série. Como são crianças, resgatamos todo esse mundo de sonhos que os envolvem e colocamos em prática na avenida", explicou a coordenadora geral da Emef, Eliane Teles.

Embalados pela banda do Colégio Estadual Professor Gonçalo Rollemberg Leite, as crianças mostraram animação e entusiasmo ao desfilar. "Foi uma experiência gratificante para mim como coordenadora, já que os alunos desempenharam seus papéis de uma forma espetacular", comemora Eliane.