Parceria entre prefeitura e estado vai melhorar saúde na capital

Saúde
28/09/2010 18h02
Início > Notícias > Parceria entre prefeitura e estado vai melhorar saúde na capital

Na manhã desta terça-feira, 28, o secretário Municipal de Saúde, Antônio Samarone, juntamente com a secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, realizou visitas técnicas em hospitais localizados em Aracaju. A primeira delas aconteceu no Hospital Municipal Zona Norte Nestor Piva. Em seguida, os secretários e suas respectivas equipes técnicas visitaram o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse).

Durante a visita ao Nestor Piva, Samarone e a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência do município (Reue), Waneska Souza, apresentaram a Mônica Sampaio as dependências do prédio e o fluxograma de pacientes atendidos no local. De acordo com Samarone, o objetivo das visitas é fazer com que os gestores e seus técnicos possam juntos encontrar formas de aprimorar o atendimento nas urgências. "Iremos trabalhar em parceria com o intuito de racionalizar gradativamente o fluxo de pacientes nas unidades", disse

Huse

Os secretários visitaram as instalações do Huse e também as obras no novo Pronto-Socorro, que deverá ser inaugurado em novembro deste ano. Eles foram ciceroneados pelo superintendente do hospital, Dr. Francisco Claro, pela diretora do Pronto-Socorro, Paula Helena, e pelo diretor-geral da Fundação Hospitalar de Saúde, Antônio Carlos Guimarães.

Para Mônica Sampaio, as visitas foram de extrema importância para que estado e município atuem em conjunto, encontrando soluções para melhorar cada vez mais o atendimento à população. "Espero que esse seja o início de uma nova era na área da saúde. Desejamos firmar essa parceria, pois só conseguiremos alcançar nossas metas se compartilharmos os problemas e, juntos, encontrarmos as soluções", disse ela.

O superintendente do Huse considerou a visita produtiva e necessária. "Saúde pública não se faz de forma fragmentada, tem que haver essa parceria para que sejam tomadas medidas que possam contribuir para a ampliação da qualidade do atendimento", declarou Francisco Claro.

Samarone afirmou que o município de Aracaju não irá medir esforços para que essa parceria renda bons frutos o mais rápido possível. "Com a união de todos os esforços, associados à reinauguração do pronto-socorro do Huse, a esperança é de que a melhoria aconteça antes do esperado", ressalta o secretário.

Comissão

Prefeitura e estado firmaram um acordo e irão formar uma comissão de discussão técnica para avaliar, debater e encontrar a melhor solução para os problemas de fluxo na rede de urgência e emergência que atende o município de Aracaju. Da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), irão compor a comissão o coordenador do Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação, Luis Eduardo; a coordenadora da Reue, Waneska Sousa; e o coordenador da Rede Hospitalar, Paulo Sérgio.

Já da Secretaria de Estado da Saúde (SES), irão compor a comissão representantes da coordenação da Rede Hospitalar, da área de regulação e da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). A primeira reunião da comissão acontece já na manhã desta quarta-feira, na sede da SES.

A secretária Mônica Sampaio finalizou a visita mostrando-se satisfeita com os novos rumos da saúde na capital sergipana. "Vejo essa união de forma muito positiva, pois estamos aqui considerando a rede de urgência como um todo, e não de forma fragmentada. Acredito que criaremos um novo marco regulatório no atendimento, que deverá entrar para a história da saúde no estado", disse.