Unidade de Saúde orienta idosos sobre saúde bucal

Saúde
29/09/2010 09h27

Para celebrar a Semana do Idoso, a equipe de Saúde Bucal da Unidade de Saúde da Família (USF) Onésimo Pinto mobilizou a população da melhor idade para passar informações e orientações sobre a prevenção de cáries e outras doenças da boca.

Cerca de 20 idosos ouviram atentamente as dentistas, fizeram perguntas e participaram de uma escovação orientada no gabinete odontológico da USF, que tem três equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e fica localizada no bairro Jardim Centenário.

A atividade fez parte do projeto ‘É preciso saber viver', alusivo à Semana do Idoso e promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A programação segue até o dia 6 de outubro, dentro de fora das unidades de saúde da capital. Uma ação semelhante será realizada na próxima sexta-feira, 30, na USF Humberto Mourão.

Boca saudável

As dentistas da USF Onésimo Pinto, Vera Olinta e Cláudia Valença, dirigiram as orientações para pessoas com diabetes e hipertensão, estimulando os idosos a frequentar rotineiramente os gabinetes odontológicos da Prefeitura de Aracaju.

Com o apoio de material educativo, as profissionais falaram sobre a importância da higiene bucal e ensinaram técnicas de escovação dos dentes e de próteses. "Dentes sadios contribuem para a qualidade de vida", reforçou Vera Olinta.

Os idosos aprovaram a ação. "Nota 10! Eu aprendi a escovar os dentes e compreendi os riscos da cárie para a nossa saúde", disse José Bráulio Santos, 74. Ele afirmou que foi a primeira vez que participou de uma conversa com as dentistas da unidade.

Câncer de boca

A dentista Cláudia Valença falou sobre o câncer de boca. Segundo ela, uma maneira fácil de descobrir precocemente a doença é o auto-exame de boca. "É bem simples esse exame e deve ser feito de seis em seis meses. Com os dentes escovados e sem prótese, caso a tenha, fique diante de um espelho, em um local bem iluminado. Procure ver se há ferimentos e caroços embaixo da língua e nas bochechas. Caso perceba algo estranho, procure logo o dentista", orientou.

Além de câncer de boca e cárie, as dentistas falaram também sobre problemas como periondontite e gengivite. "A placa bacteriana, o tártaro e bactérias nos dentes provocam outros males. Eles podem provocar doenças no corpo todo, no coração, na garganta. E todos podem prevenir com uma escovação bem feita e com visitas regulares ao dentista", recomendou Vera Olinta.