Centro de Inteligência da SMTT começa a operar

Transporte e Trânsito
29/09/2010 09h32

Está em pleno funcionamento o Centro de Inteligência de Transportes de Trânsito (CITT) da Prefeitura de Aracaju. A unidade passou a operar para minimizar possíveis transtornos nos cruzamentos mais movimentados da cidade.  Foram instaladas 12 câmeras que captam, durante 24 horas, imagens dessas vias em 360°, que são transmitidas para os monitores no centro de inteligência da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

No CITT, quatro profissionais operam o sistema de vídeo e fazem o monitoramento dos principais cruzamentos. Esse efetivo é formado por agentes de trânsito da SMTT que se revezam diariamente. "O CITT funciona sob o controle diário de dois agentes de trânsito, um no turno da manhã e outro pela tarde. No dia seguinte, mais dois fazem o trabalho", explica a assessora especial da SMTT, Sheila Thereza.

De acordo com a assessora, os agentes passaram por um treinamento para poder controlar o sistema de monitoramento de trânsito. "Trata-se de um treinamento rápido, pois o sistema não é muito complexo. Pretendemos realizar novamente este treinamento para ampliarmos o numero de agentes na unidade", afirma Thereza.

Câmeras

A principal ferramenta do CITT é o conjunto de câmeras instaladas em 12 cruzamentos da cidade: avenida Ivo do Prado com Barão de Maruim; Beira Mar com avenida Francisco Porto; Tancredo Neves e Murilo Dantas; avenida Hermes Fontes com Barão de Maruim; Gonçalo Rollemberg Leite, Sílvio Teixeira e Tancredo Neves; avenida Augusto Franco com Gonçalo Rollemberg Leite e Desembargador Maynard; além dos entroncamentos da avenida Sílvio Teixeira com Pedro Valadares e rótula do São Conrado, na avenida Heráclito Rollemberg.

A função das câmeras é, além de detectar problemas nas vias em tempo real, identificar infrações e estudar as melhorias possíveis para que ocorram menos congestionamentos. Todas as 12 unidades conseguem captar imagens em 360° por 24 horas, sem interrupção. Esse sistema possibilitará a implantação futura da Central Semafórica, que reduzirá o tempo de espera e a intervenção remota no tempo dos semáforos.

Veja mais...

Edvaldo autoriza projetos inéditos para o trânsito