Prefeitura apoia Fórum de Inovação e Criatividade

Agência Aracaju de Notícias
29/09/2010 11h15

No mês de novembro, entre os dias 18 e 20, acontece no Hotel Parque dos Coqueiros a décima edição do Fórum Internacional de Inovação e Criatividade, promovido pela Fundação Brasil Criativo. E mais uma vez, ciente da importância do evento para o desenvolvimento consciente, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) apoia o fórum.

As principais atividades serão palestras magnas e interativas, painéis e workshops pré-fórum. Além disso, esta edição inova com os voos noturnos e os núcleos temáticos divididos em três: Criatividade e Inovação nas Micro e Pequenas Empresas; Educação e Desenvolvimento Sustentável e Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável.

Os voos noturnos são espaços abertos para a apresentação de projetos e cases de cunho acadêmico e diretamente ligados a empresas ou instituições participantes do evento. Os interessados em participar deverão enviar um resumo do projeto ou case para a comissão avaliadora do fórum até o dia 30 de outubro.

No último dia do evento, 20 de novembro, o prefeito Edvaldo Nogueira apresentará o projeto ‘Aracaju, capital brasileira da criatividade e da qualidade de vida', como parte do painel ‘Cidades criativas, inovadoras e sustentáveis'. Dentro do mesmo painel, está Telmo Faria, prefeito da cidade de Óbidos, em Portugal, um exemplo de cidade criativa na Europa.

"Nosso projeto é colocar Aracaju na rota das cidades criativas e estamos trazendo o prefeito de Óbidos, cidade portuguesa que recentemente foi incluída nessa rota, para compartilhar experiência conosco no painel de Edvaldo", anuncia o diretor-presidente da Fundação Brasil Criativo, Fernando Viana.

Além do prefeito de Óbidos, estarão presentes seis especialistas dos Estados Unidos, Canadá e Portugal e 22 brasileiros também especializados no tema. Cerca de mil pessoas, de todo Brasil e do exterior, frequentaram as edições mais recentes do evento.

Aracaju criativa

Mas a parceria entre a Fundação Brasil Criativo e a PMA não termina aí. Com frequencia a equipe do Brasil Criativo capacita funcionários de várias secretarias por meio de workshops e consultorias específicas. Em abril deste ano servidores da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) partiparam do workshop 'Desenvolvimento com Criatividade'. No encontro, eles discutiram sobre a implementação de ações criativas embasadas em avanços tecnológicos. Além disso, foram apresentados projetos inovadores a exemplo dos elaborados para a população do bairro Santa Maria.

Desde o início do ano, o prefeito Edvaldo Nogueira busca implantar projetos e soluções criativas na administração municipal. Esse conceito valoriza pequenas e importantes ferramentas como a cumplicidade no trabalho, a divisão de tarefas e, principalmente, o compromisso de cada um em relação às atividades desenvolvidas conjuntamente.

Ainda como parte dessa empreitada, em fevereiro deste ano aconteceu o Workshop de Inovação na Gestão Municipal com a participação de 60 gestores do município, além de representantes da empresa Ibope Inteligência e Fundação Brasil Criativo.

Tendência mundial

A criatividade tem sido usada como ferramenta em muitas empresas e cidades do mundo que têm entendido seu poder de inovação, inclusive nos processos mais burocráticos. Pelo reconhecimento do trabalho feito nesses últimos 10 anos, a Fundação Brasil Criativo foi convidada pela Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação para participar como parceira da realização da 12ª Conferência Europeia de Criatividade e Inovação, que acontecerá em setembro de 2011 em Portugal e contará com a presença de representantes de mais de 50 países do mundo.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) mantem desde 2004 uma rede de cidades que têm o selo de 'Cidade Criativa' por terem incorporado a criatividade ao desenvolvimento socioeconômico local. Essa rede conecta cidades do mundo inteiro que desejam dividir experiências, ideias e práticas de sucesso das indústrias criativas e é dividida em sete categorias: literatura, música, cinema, artesanato e arte regional, artes midiáticas, design e gastronomia.

Entre as vantagens de receber o selo, estão a ampliação da oferta cultural da cidade por meio de uma plataforma internacional, o desenvolvimento econômico e social da cidade a partir da criatividade, a capacitação e formação em técnicas empreendedoras dos agentes culturais locais, entre outras ações.

Fazem parte da lista das 25 cidades: Edimburgo, no Reino Unido; Melbourne, na Austrália; Bolonha, na Itália; Sevilha, na Espanha; Aswan, no Egito; Kanazawa, no Japão; Santa Fé, nos Estados Unidos; Icheon, na Coreia do Sul; Berlim, na Alemanha; Montreal, no Canadá; Östersund, na Suécia, e Lyon, na França.

Acompanhe a evolução do Fórum Internacional de Inovação e Criatividade no site www.fbcriativo.org.br.