USF Carlos Fernandes realiza dia exclusivo de ações para idosos

Saúde
29/09/2010 18h11

Nesta quarta-feira, 29, a programação da Prefeitura de Aracaju na Semana do Idoso levou alegria e cuidados especiais à turma da terceira idade assistida pela Unidade de Saúde da Família (USF) Carlos Fernandes de Melo, no bairro Lamarão, zona norte da capital. As atividades fazem parte do projeto ‘A arte de envelhecer' que objetiva promover ações especiais na semana em que se comemora o Dia Nacional do Idoso (1º de outubro).

Cerca de 60 idosos participaram da programação na USF Carlos Fernandes de Melo, que abrange palestras sobre cuidados com a saúde da boca, nutrição, importância da prática de atividades físicas, verificação de pressão arterial, exame de glicemia e teatro.

"Foi um dia maravilhoso. Contamos com uma participação massiva dos idosos da nossa comunidade que se sentiram valorizados com um dia exclusivo de ações dedicadas a eles. Hoje todos os atendimentos da unidade de saúde foram para os idosos, nunca o vimos tão animados", comentou a assistente social da Carlos Fernandes de Melo, Denyse Costa Ludovice.

O dentista que proferiu palestra sobre saúde bucal do idoso, Roberval Oliveira Sobral, pontuou alguns cuidados a serem observados por quem usa prótese dentária. "Muitas doenças sistêmicas como diabetes e as avitaminoses [doenças causadas por deficiência nutricional] manifestam sinais na cavidade bucal por falta de higiene adequada. É altamente importante que o idoso tenha em mente a questão do auto-cuidado, da higiene. Não deve ser regra envelhecer doente, para isso é preciso se cuidar", lembrou.

De acordo com a enfermeira Valteílde Alves, que palestrou sobre o tema do projeto, o Brasil ocupa atualmente a 16ª lugar no ranking das nações com maior número de idosos. "Em 2025 ocuparemos a 6ª posição, por isso precisamos pensar em novos caminhos pra esclarecer a população sobre a importância de estar preparada para acolher esse idoso, mostrando que é impossível envelhecer ativo e com qualidade de vida", disse.

Para Valteílde Alves, é importante "mostrar que o ser humano ganha novas perspectivas, sonhos e realizações nessa fase da vida e que o jovem deve descobrir no cidadão idoso uma fonte de conhecimento e vivenciar um troca de saberes com ele".

Valorização

De acordo com a também enfermeira da unidade, Daiane Tiano, a excelência no trabalho realizado com os idosos no dia de hoje deve ser atribuído a união da equipe de profissionais que atua na USF. "Tudo que fizemos hoje é para que eles se sintam incluídos, valorizados", afirmou.

Na próxima sexta-feira, quando se comemora o dia do Dia do Idoso, a USF Carlos Fernandes de Melo vai promover um dia de beleza para as meninas da melhor idade. Elas terão à disposição gratuitamente serviços de cabeleireiro, maninure, pedicure, massoterapia, maquiagem e outros tratamentos estéticos.