"Amo a arte, desde recortes e colagens até pinturas. Cada vez que a insiro no processo de ensino e aprendizagem, percebo que a resposta do público se dá através da curiosidade e isso me faz sentir realizada profissionalmente", declarou a técnica da educação infantil da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Rosa Cristina Ettinger, articuladora da oficina ‘Sucatário: um recurso criativo na escola', que desta vez está sendo destinada aos suportes pedagógicos das escolas municipais de ensino fundamental.
A oficina teve início nessa quarta-feira, 29, no Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), e o encerramento deve ocorrer no mês de novembro, totalizando 20 horas de curso. "Nosso principal objetivo é possibilitar aos novos participantes oportunidades de aprendizagem na construção com sucata e na organização dos sucatários", explicou Rosa, ao lembrar os bons resultados obtidos após a oficina para suportes pedagógicos da educação infantil.
"Penso que a sucata dá ao aluno a condição de mergulhar na construção do conhecimento de uma maneira prática e divertida. É, portanto, um importante recurso que pode ser utilizado com crianças e, de uma maneira mais aprofundada e contextualizada, com adultos", acrescentou técnica da educação infantil da Semed.
Resultados
Os suportes pedagógicos estão tendo acesso a uma programação repleta de dinâmicas, leitura de poesias e orientações sobre o manuseio correto da sucata. Ao final do curso, eles terão seus trabalhos expostos nas reuniões do programa de formação continuada da rede municipal de ensino ‘Horas de Estudo'.
Há quase 25 anos atuando na área da educação, a suporte pedagógico do Centro Social Nossa Senhora Aparecida, Odeci dos Santos, almeja incrementar as atividades práticas com a construção de máscaras, fantoches, ‘dedoches', bonecos e maquetes. "É a primeira vez que participo de um evento como este, por isso pretendo beneficiar meus colegas com a nova aprendizagem, ensinando-os, principalmente, a construir uma ‘caixa de histórias', utilizada para induzir a criança a aprender visualizando imagens", assegurou Odeci.