Nessa quinta-feira, 30, os alunos do 5º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas, localizada no bairro Siqueira Campos, realizaram mais uma ação do projeto interdisciplinar ‘Construindo a democracia eleitoral'. Eles tiveram a oportunidade de eleger candidatos dos partidos Progressista Escolar (PPE), Socialista Estudantil (PSE) e Democrático Estudantil (PDE) para presidente, governador, deputado federal, deputado estadual e vereador.
A simulação foi iniciada quando os meninos e meninas do 9° ano formaram uma mesa eleitoral, na qual atuaram o presidente da mesa, mesário, secretário e 15 estudantes que se comportaram como fiscais para combater a boca de urna. "É com muita empolgação que eles estão exercendo o direito de votar. Percebi que o nosso objetivo está sendo alcançado, pois todos estão compreendendo o significado desse momento e a importância da conscientização política", enfatizou a coordenadora pedagógica da Emef, Adalgisa Silva.
O aluno da 7° série, Gilvan Júnior Martins, fez questão de divulgar os critérios de sua escolha. "Através dos debates que assisti, observei quais candidatos mostravam as melhores propostas políticas e quais trariam benefícios para os alunos e para a escola. É importante que todos votem para que exerçam seus direitos e ajudem a melhorar o ambiente escolar", enfatizou.
Resultado
Os professores e os componentes da mesa eleitoral participaram da apuração dos votos, que também ocorreu na manhã de ontem. Satisfeito com o apoio dos colegas que lhe renderam 112 votos, o estudante José Carlos de Oliveira comemorou a conquista do cargo de governador pelo PDE e fez questão de enumerar as primeiras providências a serem tomadas.
"Vou fazer o possível para cumprir tudo o que prometi e atuar junto aos outros representantes políticos. Dessa forma, investirei na criação de uma horta na escola para que os alunos cultivem bons hábitos alimentares, organizarei as filas na hora do lanche e implantarei a coleta seletiva para ajudar na preservação do meio ambiente", ressaltou.
A aluna Karoline Vieira, 15 anos, do PSE, com 89 votos, foi eleita a presidente. "Primeiro vou organizar uma cerimônia de homenagem aos representantes do partido. Depois, durante a minha gestão, farei o possível para que a Emef seja a melhor da rede pública municipal de ensino. Agradeço aos que confiaram em mim e prometo representa-los dentro e fora da unidade escolar", assegurou Karoline.
Após receber 90 votos, a aluna Mychelle Gomes conquistou o cargo de prefeita e vai administrar a escola em companhia da nova deputada federal Juliana Cristina Vieira, eleita com 98 votos. Victória Andrade foi eleita a nova deputada estadual ao receber 84 votos e Paula Raianne Santos, vereadora, após receber 97 votos. Todas as candidatas são do PPE.
A cerimonia de posse dos novos candidatos acontece na próxima sexta-feira, dia 8, a partir das 10h. Na ocasião, os eleitos discursarão sobre seus projetos e principais metas, além de prestar seus agradecimentos aos eleitores.