Técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estão mobilizados para garantir o sucesso de mais uma edição do ‘Encontro Pedagógico e Cultural da Rede Municipal de Ensino'. Com o tema ‘Para além da inclusão: construindo um currículo para diversidade', o evento acontecerá nos dias 1º e 2 de dezembro, no Centro de Criatividade, e contará com a participação da professora doutoranda em Educação, Maria Dolores Fortes Alves, que ministrará a palestra de abertura sobre o tema central.
Na última sexta-feira, 1º de outubro, a técnica do setor de pesquisa da Semed e organizadora do encontro, Betisabel Vilar, esclareceu os critérios utilizados na elaboração de projetos pedagógicos a serem apresentados no evento. "Qualquer professor ou gestor pode elaborar trabalhos dessa natureza, desde que atentem para a identificação, o detalhamento das atividades desenvolvidas e os resultados. O autor também deve inserir as referências bibliográficas, a sua própria biografia, bem como colocar em anexo os trabalhos desenvolvidos pelos alunos", explicou Betisabel.
Um outro ponto destacado pela técnica de pesquisa da Semed é a premiação dos participantes. "A intenção é congratular os professores mais assíduos e atuantes nos encontros pedagógicos realizados ao longo dos anos. Uma das opções é viabilizar a participação dos mesmos em eventos de educação, sejam eles de âmbito nacional ou regional", ressaltou.
Inscrições
As inscrições para o ‘9º Encontro Pedagógico e Cultural da Rede Muncipal de Ensino' começam nesta segunda-feira, 4, e seguem até novembro. Assim como professores e coordenadores, os técnicos da Semed também podem participar do evento, apresentando seus projetos. Também serão disponibilizadas vagas limitadas para estudantes de licenciatura de universidades públicas e privadas.
"Queremos estimular a participação das escolas municipais, no sentido de direcionar rumo a maior qualificação dos seus projetos pedagógicos, o que elevará ainda mais o nível dos encontros. Outra meta a ser alcançada é a promoção de momentos de reflexão sobre o conhecimento adquirido no programa de formação continuada ‘Horas de Estudo', que em muito favorece a idealização e o desenvolvimento de tais projetos", enfatizou Betisabel.
Programação
A programação do ‘Encontro Pedagógico e Cultural da Rede Muncipal de Ensino' é dividida basicamente em três tipos de apresentação: cultural - com música, teatro e dança; estandes para exposição dos trabalhos; e apresentação dos projetos desenvolvidos pelas escolas, cujos trabalhos foram apresentados com base em cinco temáticas - educação Infantil, práticas de leitura, práticas de ensino nos diversos componentes curriculares, meio ambiente, e inclusão social e cidadania. Experiências exitosas em gestão escolar também serão apresentadas.