Oficina estimula participação dos conselheiros de saúde

Saúde
05/10/2010 08h48
Início > Noticias > 43316

O primeiro módulo da Oficina para Conselheiros Local de Saúde (CLS), promovida pela Prefeitura de Aracaju, termina esta semana. O curso é direcionado a todos os conselheiros das 43 Unidades de Saúde da Família (USFs), divididos em grupos. Nos dias 6 e 7, a oficina será destinada aos conselheiros das USFs da 5ª, 7ª e 8ª regiões da Rede de Atenção Básica.

As aulas acontecem no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS), com a participação do secretário municipal de Saúde, Antônio Samarone de Santana, que vem visitando os conselheiros durante as capacitações para passar orientações e divulgar projetos. "Com a capacitação, pretendemos reestruturar os Conselhos Locais de Saúde, além de preparar e incentivar os conselheiros a ajudar na efetivação das políticas de prevenção a doenças nas Unidades de Saúde da Família", detalha o secretário.

Samarone tem destacado a importância da participação dos conselheiros como aliados imprescindíveis para melhorar a qualidade do atendimento. De acordo com ele, a prioridade é a prevenção. "Queremos fazer uma inversão de prioridades e ampliar investimentos em prevenção, promovendo ações que venham reduzir o sedentarismo, conscientizar o cidadão sobre a necessidade de mudar os seus hábitos para ter uma vida mais saudável", ressalta.

Estratégias

Durante o curso, a SMS incentiva cada grupo de conselheiros a pensar sobre a saúde no território em que atuam. "Os participantes apontam problemas e ideias para o desenvolvimento de políticas de saúde mais condizentes com a realidade daquela comunidade", explica a conselheira representante do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Maria Rita de Cássia Luz.

Outra representante da saúde municipal no CMS, Nadiege Góis, ressalta que durante as oficinas é estimulado o debate sobre a necessidade de melhor organizar os conselhos de saúde para atuar mais efetivamente no controle social do SUS em Aracaju. Segundo ela, o conselheiro de saúde atua justamente na fiscalização e no acompanhamento dos serviços ofertados, buscando ajudar a melhorar a qualidade do atendimento.