Prazo para destinação de restos mortais termina 31 de outubro

Serviços Urbanos
21/10/2010 09h24

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), prorrogou o prazo para que os familiares de parentes sepultados no ano de 2005 no Cemitério São João Batista, utilizando gavetas provisórias, possam dar destinação aos restos mortais. "Prorrogamos o prazo até o dia 31 de outubro porque poucas pessoas procuraram a Emsurb. Existem mais de mil restos mortais identificados à espera de uma destinação por parte da família", informa o diretor de Espaços Públicos, Antônio Carlos Mota.

O não comparecimento do familiar acarretará o procedimento de sepultamento dos restos mortais de forma coletiva. "Os cemitérios administrados pelo poder público, a exemplo do São João Batista, servem para atender as camadas mais carentes da população. Como não há capacidade de manter os restos mortais de forma permanente, a prefeitura estabelece um prazo de dois anos, estendido por alguns meses, para que a família retire a ossada. Isso é necessário para que outros sepultamentos possam ser realizados", explica o diretor de Espaços Públicos.

Os restos mortais daqueles que foram sepultados no ano de 2005 estão preservados no ossuário geral da prefeitura. "Todos estão devidamente identificados e colocados em sacos próprios para esse tipo de procedimento", destaca o diretor de Espaços Públicos. "A Emsurb está realizando esse trabalho para evitar a superpopulação dos cemitérios. As famílias precisam se conscientizar e fazer o translado da ossada de seus parentes para um outro cemitério ou fazer a perpetuação", acrescenta.

As famílias que tiveram parentes sepultados em 2005 no Cemitério São João Batista devem procurar a sede da Emsurb, que fica localizada no Parque Governador Augusto Franco (Sementeira), na avenida Jornalista Santos Santana, s/n, bairro Jardins.