Dia das Aves é lembrado no Parque da Sementeira

Serviços Urbanos
05/10/2010 15h19
Início > Notícias > Dia das Aves é lembrado no Parque da Sementeira

Por conta das 112 espécies de árvores, entre frutíferas, exóticas e da Mata Atlântica, o Parque Governador Augusto Franco (da Sementeira) vem atraindo aves que buscam alimento e abrigo. A presença constante desses pássaros faz com que na área seja sempre o 'Dia das Aves', comemorado nesta terça-feira, 5.

As medidas adotadas pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), como o plantio e manutenção de árvores, contribuem para propiciar aos frequentadores do Parque da Sementeira a observação da beleza e do canto do pica-pau, arara pequenina, joão-de-barro, canária, gavião, coruja, coruja buraqueira, rolinha-do-pará, bem-te-vi, sabiá e outros.

Com uma área de 396.019 m² e muito verde, o parque está sendo reflorestado pela Emsurb desde 2005. A ação resultou inicialmente no surgimento do Bosque Sesquicentenário, onde foram plantadas 150 mudas de árvores da Mata Atlântica para homenagear o aniversário de Aracaju.

"Foi a primeira experiência que deu resultado e vem dando bons frutos. A partir daí, conseguimos mapear melhor o parque, planejar a arborização e ampliar para a cidade", reforça a presidente da Emsurb, Lucimara Passos.

Dia das Aves 

O Brasil é o terceiro país do mundo em variedade de aves. Há décadas várias espécies vêm sofrendo grandes impactos, seja pelo intenso tráfico de animais silvestres ou pelo desmatamento de grandes florestas. A perda do habitat é um dos grandes fatores que fazem com que inúmeras espécies estejam desaparecendo.

Por outro lado, cada vez mais tem aumentado o número de aves nas cidades. Os programas de arborização urbana e os cidadãos têm plantado mais árvores em suas casas e ruas, o que tem sido um grande atrativo para inúmeras espécies de aves que vêm atrás de alimento, como frutas e sementes.

Como conservar e proteger as aves:

Recusando-se a comprar e a comercializar animais silvestres

Não mantendo animais em cativeiro

Não matando e nem sacrificando-os

Denunciando aqueles que assim o fazem ou persuadindo a que mudem de comportamento

Não jogando detritos nos cursos d'água, rios, igarapés e nem desmatando as suas margens 
  
Evitando adquirir produtos poluentes, cujo refugo não seja biodegradável e preservando áreas verdes

Aprendendo e difundindo conhecimento entre os colegas, associando-se a uma associação ou entidade ambientalista

Plante árvores e arbustos frutíferos

Plante e mantenha em seu quintal ou sítio plantas, arbustos e fruteiras que as aves possam utilizar para comida e abrigo (quanto maior a variedade de fruteiras, maiores serão as possibilidades de atrair uma variedade de pássaros visitantes)

Algumas espécies de árvores frutíferas atraem muitos pássaros, como o mamoeiro, a goiabeira, a ingazeira, a acerola, o jambeiro, a mangueira entre outras. Não colete todas as frutas, deixe algumas para as aves e insetos

Muitos pássaros incluem em sua dieta alimentar os insetos que são atraídos pelas frutas maduras

Fonte: http://www.ambientebrasil.com.br/