Usuários do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) Liberdade, da Prefeitura de Aracaju, participam na próxima semana da Mostra Teatral Arte Adoidado, no Rio de Janeiro (RJ). O evento é realizado pelo Centro de Teatro do Oprimido, em parceria com o Ministério da Saúde e a Embaixada do Canadá, e acontece nos dias 11, 12 e 13 de outubro, na Caixa Cultural - Teatro Nelson Rodrigues.
A programação conta com apresentações de peças teatrais de grupos do Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe, shows musicais, exposição intitulada ‘A Estética do Oprimido', vídeos, exibição do documentário ‘O Teatro do Oprimido na Saúde Mental', mesas de debates com profissionais das artes cênicas e da área de saúde, além de surpresas que serão reveladas ao longo do evento.
O grupo ‘Dilemas da Vida', de Aracaju, irá apresentar o espetáculo ‘Fora Preconceito'. A peça conta a história de Amélia, uma jovem que quer ser pintora, mas o professor de uma escola de artes a impede de seguir o seu sonho porque descobre que ela é ‘maluca'.
O oficineiro Aragão de Lima não esconde a felicidade de ver os usuários do Caps Liberdade participando de um evento nacional. "Nós fomos selecionados e vão estar presentes dois representantes de Sergipe: a cidade de Itabaianinha e a turma do Caps Liberdade, representando Aracaju", informa. Segundo ele, o convite partiu do Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro (CTO).
Acompanhamento
Uma equipe de apoio formada por uma enfermeira, uma psicóloga, o oficineiro e um educador físico estarão acompanhando os usuários durante o evento. Renata Rodrigues é psicóloga e uma das coordenadoras do grupo teatral. "O grupo foi formado há um ano. A peça ‘Fora Preconceito' fala justamente sobre a discriminação sofrida pelos usuários dos Caps, que têm algum tipo de transtorno mental", explica a psicóloga.
Ainda de acordo com Renata, a prioridade do Caps é a inserção social. "Essa é a nossa principal estratégia. Fazemos o tratamento interno com as oficinas, os grupos, mas o teatro veio potencializar essa questão do trabalhar para fora, a questão da autonomia do usuário. Assim eles trabalham na produção de sua autonomia", diz.
Alexandre Souza, usuário do Caps Liberdade, vai se apresentar no Rio de Janeiro e seus olhos brilham ao falar sobre a participação no grupo. "Eu gosto muito porque quando eu cheguei aqui eu era meio tímido, meio ‘pra dentro', mas depois que eu comecei a fazer o teatro eu me soltei mais, fui criando o personagem e estou no teatro até hoje. Estou felicíssimo com a nossa viagem", declara.
Preparação
Antes do embarque, os membros do grupo farão uma visita ao aeroporto Santa Maria para que possam se preparar, conhecer o novo ambiente para que a viagem possa transcorrer de forma tranquila. Essa preparação acontece na próxima sexta-feira, às 9h30, quando técnicos do Caps Liberdade irão acompanha-los até o local de decolagem.
Ao término de cada apresentação teatral, alguns dos espectadores presentes poderão subir ao palco, trocar de lugar com o protagonista, escolher uma cena e, atuando com o elenco, mudar o final da peça. A Caixa Cultural - Teatro Nelson Rodrigues fica na Avenida República do Chile 230, Centro - Rio de Janeiro, próximo ao Metrô Carioca. A classificação é livre e a entrada, gratuita.