Estudantes de escolas municipais ganham obras literárias

Educação
06/10/2010 18h13
Início > Notícias > Estudantes de escolas municipais ganham obras literárias

Nesta quarta-feira, 6, cerca de 1.500 alunos que cursam o ensino fundamental em 17 escolas municipais foram beneficiados com um kit composto por seis obras literárias de autores como Machado de Assis, Artur Azevedo e Fernando Pessoa. A entrega foi realizada na Biblioteca Pública Epifânio Dórea e marcou a conclusão de mais uma etapa do Projeto ‘Livro Vivo - Leitura para a cidadania'.

Conduzidos pela banda de música do 28º Batalhão de Caçadores, meninos e meninas entoaram o Hino Nacional juntamente com professores e técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed). Em seguida, foram presenteados com contações de histórias e visitas às dependências da biblioteca.

"Uma das diretrizes estabelecidas pela rede municipal de ensino é o estímulo às práticas da leitura e da escrita, daí o interesse em inserir os alunos nesse projeto, que em muito favorece o trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas", declarou a diretora de ensino da Semed, Maria José Guimarães, que esteve representando a secretária municipal de Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça.

‘Livro Vivo - Leitura para a cidadania' é uma iniciativa da Livraria Paulus, em parceria com as secretarias Municipal da Educação (Semed) e de Estado da Cultura (Secult) e da Educação (Seed). De acordo com o gerente da livraria, Fábio Renato de Souza, o objetivo do projeto é consolidar o hábito da leitura, tido como um fator de desenvolvimento pessoal e social da comunidade, especialmente de estudantes do 2° ao 5° ano do ensino fundamental.

"Ao distribuir livros e capacitar professores para que possam exercitar a leitura em sala de aula de forma lúdica e prazerosa, o projeto também visa contribuir para a valorização da escola pública como centro de desenvolvimento humano. Nesta terceira edição do projeto, concretizamos ainda mais o interesse de beneficiar o ser humano com ações que venham combater a desigualdade e promover a inclusão social de crianças", ressaltou.

Motivação

Nesta sexta-feira, 8, outros estudantes da rede municipal de ensino serão contemplados com obras literárias distribuídas na Biblioteca Pública Epifânio Dórea. Para a professora Rosidete Maia, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elias Montalvão, o evento é uma forma de despertar nos alunos o interesse pelo conhecimento. "O livro didático é importante, mas a literatura infantil tem o poder de tornar fértil a imaginação da criança, por isso ela se sente mais motivada a ler", avalia.

Mesmo com apenas 8 anos de idade, a aluna da Emef. Santa Rita de Cássia Larissa Teles demonstrou aprovar a iniciativa "Participei da contação de histórias, mas o que mais gostei foi de receber os livros. Assim, posso ler mais historinhas em casa", afirmou ela com rapidez e entusiasmo.

Cidadania

A secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, aproveitou a ocasião para parabenizar todas as crianças e enfatizar o prazer que a prática da leitura pode proporcionar. "Quando exercitamos a leitura, podemos projetar imagens e até uma viagem pelo mundo da imaginação. Espero que cada menino e menina que aqui se encontra aproveite bem a oportunidade de participar de um projeto dessa natureza, que tem na leitura um instrumento para o exercício da cidadania", declarou.