Estudantes da rede municipal de ensino realizam apresentação circense

Educação
07/10/2010 17h34
Início > Notícias > Estudantes da rede municipal de ensino realizam apresentação circense

Contagiados pela magia circense, estudantes do 1° ao 5° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas assistiram, na manhã desta quinta-feira, 7, a apresentação circense realizada por alunos do 8° e 9° ano, professores e coordenadores da unidade escolar. A iniciativa faz parte do projeto pedagógico ‘O circo na escola', iniciado em julho com ensaios e pesquisas sobre os mais diversos truques de mágica.

Danças, cordas, cartas e caixas fizeram parte do grande espetáculo. O professor de educação física e idealizador do projeto, Ribamar Amaral, não se conteve e logo entrou na brincadeira ao se caracterizar de palhaço, fazendo a alegria da criançada.

"Resolvemos inovar as comemorações da semana da criança, favorecendo ainda mais o potencial artístico de cada menino e menina. O desenvolvimento da arte circense também proporcionou a socialização e o maior envolvimento dos mesmos com as atividades pedagógicas, o que representa um saldo positivo para nós, que trabalhamos diariamente pela melhoria da qualidade da educação municipal", garantiu o professor.

A comprovação de resultados tão positivos veio com a atuação da aluna da 8° série, Renata Santos, que diante dos colegas, passou a atender pelo codinome ‘Pantera Negra', se tornando assistente do mágico durante a execução dos truques.

"Gosto de participar das atividades da escola e me esforço bastante para que tudo aconteça da melhor forma. Com ‘O circo na escola' não foi diferente. Nós ensaiamos muito, e através desses ensaios pratiquei alguns truques que eu julgava serem difíceis e consegui. Sem dúvidas, foi uma experiência maravilhosa para toda a escola", afirmou com entusiasmo a aluna.

Seguindo o exemplo de Renata, a pequena Mariana Silva, de apenas 9 anos, conseguiu emocionar a todos ao entoar músicas cristãs. Logo em seguida, houve distribuição de pipocas e doces para a criançada, que mal conseguia conter o entusiasmo.

Integração

O coordenador geral da Emef Presidente Vargas, Claudio Gomes, adere o sucesso da iniciativa ao método utilizado pelos seus executores. "Para os alunos do 1º ao 5º ano que comporam a platéia, tudo não passou de uma grande surpresa, pois nenhum deles sabia ao certo o que iria ocorrer. O brilho no olhar de cada um e a participação ativa durante o espetáculo fez o roteiro se tornar ainda mais especial", revelou o coordenador.

A aluna da 4° série, Larissa Maria Silva, 10 anos, aprovou a surpresa preparada em homenagem ao ‘Dia das Crianças', comemorado em 12 de outubro. "Foi um dia inesquecível. O circo é o maior barato e o palhaço-professor é muito engraçado", afirmou a garota.