Sementeira garante diversão na Semana da Criança

Serviços Urbanos
08/10/2010 12h00
Início > Notícias > Sementeira garante diversão na Semana da Criança

Na sala de aula, crianças e jovens aprendem muito sobre história, matemática, física, geografia e gramática. No entanto, é fora dela que o conhecimento é ampliado, as experiências surgem e a vida ganha sentido por meio da interação com o meio ambiente. Em Aracaju, o Parque Governador Augusto Franco (Sementeira), mantido pela prefeitura, tem proporcionado essa interação, sendo considerado sinônimo de lazer e bem-estar.

Durante a semana que antecede o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, próxima terça-feira, milhares de crianças marcaram presença no parque, aproveitando cada metro quadrado de área verde para brincadeiras. "Tivemos nesta semana, diariamente, uma média de mais de mil crianças de diversas escolas visitando a Sementeira", registra Helder Câmara, coordenador geral do Parque da Sementeira. "Estamos recepcionando as escolas e limpando o parque para melhor acolher a todos", acrescenta.

Nesta sexta-feira, 8, o Parque ficou lotado de crianças dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), que estiveram participando de um evento promovido pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc). Além disso, outras nove escolas levaram seus alunos para um dia de recreação diferente. "Hoje são mais de 1.500 crianças, sendo 1.200 delas atendidas pela Rede de Proteção Social Básica e Especial do município", informa Helder.

Recreação

Protegidos pela sombra de um enorme cajueiro, 120 crianças do Centro Educacional Sesinho brincaram e ouviram muitas histórias, entre as quais sobre os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, contadas por um grupo de teatro. "Esse é um momento importante para a vida delas. Entendemos que é preciso sair um pouco da escola para que o conhecimento seja assimilado com mais eficiência", ressalta Josimeire Nascimento, coordenadora do Centro.

"Muitos pais, por força de compromissos, acabam não tendo a oportunidade de levar seus filhos para lugares como o Parque da Sementeira, então cabe à escola assumir o seu papel e fazer com que eles interajam entre si e também com outras crianças", explica a coordenadora. "Eles ganham mais por estar vivenciando esse momento, que é fundamental para o seu crescimento de maneira saudável", acrescenta.

Dia das Crianças

A jovem Thaynná Carla Alcântara, uma das atendidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Santa Maria, revelou sua alegria em participar do evento promovido pela Prefeitura de Aracaju, através da Semasc. "A gente esperava isso há muito tempo. Já pulei, brinquei e fiz novos amigos. O que eu mais gostei foi que eu peguei vários picolés", conta Thaynná, que durante as atividades ainda ganhou de brinde um estojo de maquiagem. "Agora vou para o centro toda arrumada", brinca.

Picolé, algodão doce, pipoca, água mineral, suco, pula-pula, tiro ao alvo, cama elástica e touro mecânico foram algumas das atrações oferecidas durante a comemoração do Dia das Crianças. "O maior ganho que temos em relação a isso é o contato direto entre os que são atendidos pelos Cras. Essa interação social, ao final, é o que prevalece", registra Bianca Becker, psicóloga do Cras do Santa Maria.

"A Semasc promoveu este evento com o objetivo de fortalecer o vínculo comunitário entre as crianças", enfatiza Yolanda Oliveira, coordenadora de Proteção Social Básica. "Escolhemos o Parque da Sementeira porque, sem dúvida, este é um espaço de lazer com muitos atrativos. O parque é uma referência, um local muito bem cuidado, que permite que o aracajuano tenha qualidade de vida", destaca Yolanda.

Funcionamento do Parque

No dia em que se comemora o Dia das Crianças, 12 de outubro, o Parque da Sementeira será uma das opções de lazer para as famílias. O funcionamento será em horário normal, das 5h às 20h.