Unidades de ensino comemoram Semana da Criança

Educação
08/10/2010 17h29
Início > Notícias > Unidades de ensino comemoram Semana da Criança

Na ‘Semana da Criança', as escolas da rede municipal de ensino estão promovendo atividades culturais e recreativas voltadas para crianças inseridas na educação infantil e no ensino fundamental. Nas unidades de ensino que oferecem atendimento de creche, brindes surpresa e momentos de recreação coordenados por atores de teatro foram motivos de festa.

A técnica de educação infantil da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Cácia Soares, acompanhou as atividades em algumas escolas. "Mais de mil crianças estão sendo contempladas com a animação dos atores  de teatro, que, além de serem muito receptivos, são atenciosos com as crianças", ressaltou. 

Cultura e lazer

Na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Benjamim Alves de Carvalho, localizada no bairro Coroa do Meio, as crianças com idade entre 1 e 3 anos foram conduzidas pelos atores que compõem o grupo ‘Arte em Ação'. Contações de histórias e músicas tiveram grande aceitação das crianças.

"As crianças já contam com projetos desenvolvidos na escola para comemorar essa data tão especial, mas a programação que a Semed preparou para as crianças serviu para incrementar o nosso trabalho. De fato, os alunos têm vontade em participar de uma programação diferente, que os aproximem ainda mais da literatura infantil", colocou a coordenadora geral, Maria Núbia Guimarães.

Criança Feliz

Os alunos do ensino fundamental também estão mobilizados nesta ‘Semana da Criança'. Através do projeto pedagógico ‘Criança Feliz', a Emei Professor João Douglas de Souza, localizada no bairro Santa Maria, programou uma série de atrativos para mais de 200 crianças com idade entre 4 e 5 anos. Brincadeiras foram coordenadas pela professora Luzia Oliveira, e distribuição de lanches e presentes marcaram a culminância do projeto.

A coordenadora pedagógica da unidade escolar e idealizadora do projeto, Inês Maria da Silva Bodeker, destaca a participação efetiva dos professores durante as atividades. "O nosso objetivo é valorizar as crianças, de forma a elevar sua autoestima. Para garantir o êxito do evento, organizamos um bazar para aquisição dos presentes, o que favoreceu também a interação na escola", explicou.

Diversão e fantasia

Já na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Papa João Paulo II, também localizada no bairro Santa Maria, uma programação diversificada garantiu a alegria dos alunos na ‘Semana da Criança'. A cada dia da semana, uma atividade era oferecida aos pequeninos, entre elas, oficinas de arte, banho de mangueira e cinema na escola. Na manhã desta sexta-feira, 8, tanto alunos, quanto professores e coordenadores da Emef resolveram se fantasiar para participar de um desfile.

A pequena Vitória Cristina dos Santos, 6 anos, mostrou que valoriza suas origens indígenas ao se caracterizar de índia. Trajes caipiras, quadrilheiros, princesas, zorro e palhaços distribuíram simpatia na passarela que ocupou a área recreativa da escola.

A professora de educação infantil, Loide Silva, aproveitou a ‘Semana da Criança' para associar a diversão às atividades do projeto pedagógico, denominado ‘Identidade', que estimula o aluno a se sentir participante e conhecedor de sua própria história de vida.

"A intenção é fazer com que eles entendam que enquanto crianças, eles têm direitos e os mesmos devem ser assegurados. O ideal é que também tenham consciência dos seus limites e se tornem cada vez mais participativos na escola, aprendendo e respeitando as diferenças", detalhou Loide.

‘Semana da Criança'

A ‘Semana da Criança' é um evento promovido pela Semed objetivo de garantir aos meninos e meninas o direito de expressar suas emoções a partir do contato com brinquedos e brincadeiras, além de evidenciar a importância do Dia da Crianças (12 de outubro).

Para os alunos de 4, 5 e 6 anos estão sendo oferecidos, nos próximos dias 13 e 14, na Praça da Juventude (Conj. Augusto Franco), diversos brinquedos, como cama elástica e piscina de bolinhas, além de espetáculos teatrais, oficinas de musicalização e contação de histórias.