Em 17 anos de Taekondo, o servidor público Geandsson Viana, 30, tem um currículo admirável. São 12 títulos estaduais, nove interestaduais, cinco brasileiros, um sulamericano e seis internacionais. E para completar a lista, ele acaba de ganhar duas medalhas de ouro no 10º Brasil Open Championships, que aconteceu nos dias 9 e 10 de outubro, em Santos.
Com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Viana, como é conhecido entre os servidores da Guarda Municipal, conseguiu a melhor colocação nas categorias Poomse (luta imaginária) e Kyorigui na categoria acima de 87 Kg.
Emoção
O sergipano André Fernandes também participou da competição e trouxe a medalha de prata na categoria Poomse. Disputou a final com Viana numa luta inesquecível. "Eram cinco quadras de luta e todos pararam para ver a nossa. Tínhamos o uniforme personalizado e a plateia podia ver que éramos os dois de Sergipe. Foi emocionante, não vou esquecer", conta Viana.
Participaram do Brasil Open competidores de cinco países da América Latina mais o Brasil. "É muito bom participar de competições fora do estado. Lutamos com outras pessoas e, às vezes, até descobrimos defeitos", conta Viana, que é faixa preta 1º Dan. Com essa vitória ele se classificou para o Panamericano de Taekondo que acontecerá em dezembro, no México ou no Equador. Caso se confirme a participação, será a primeira vez que o lutador compete fora do país.
Interesse
Viana começou a praticar Taekondo na adolescência como uma maneira de se defender de outros colegas na escola. "Eu sofria bullying na escola. Um dia cheguei a ficar somente de cueca. Nas primeiras ganhava de nocaute e daí as pessoas começaram a me respeitar", lembra.
Atualmente, ele tem outra visão da luta e, na rotina diária, concilia com suas atividades de guarda municipal na Prefeitura de Aracaju. Tem dado certo, além de tantos títulos, já chegou a ser pré-selecionado para as Olimpíadas.