Com o intuito de reforçar a integração entre crianças, adolescentes e idosos inseridos em programas sociais, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) está realizando a II Olimpíada Intergeracional, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). Na tarde dessa quarta-feira, 13, foram disputadas as modalidades 'dama' e 'varetas'. As competições aconteceram no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Prof. Gonçalo Rolemberg Leite, localizado no bairro José Conrado de Araújo.
Os jogos seguiram em clima pacífico, com muita expectativa dos jovens e idosos atendidos nos Cras Gonçalo Rolemberg Leite, Santos Dumont, Pedro Averan, Risoleta Neves, Coroa do Meio, Santa Maria e Coqueiral. Também participaram da disputa pessoas atendidas na Unidade Socioeducativa (USE) São Conrado.
Seu José Francisco Leite, 68, competiu pela USE São Conrado na modalidade 'dama'. Para ele, a Olimpíada proporciona bem-estar. "Estou aqui para me distrair e isso também estimula a alegria de viver. Este é um momento em que devemos aproveitar cada segundo com muita felicidade", afirmou.
De acordo com Andréia Santos da Silva, integrante do Cras Pedro Averan, que disputou a modalidade 'vareta', a competição está sendo maravilhosa, pois abre espaço para pessoas de diferentes faixas etárias competirem de igual para igual. "Os jogos estão sendo uma maravilha porque estamos todos reunidos para concorrer com pessoas de diferentes idades, principalmente porque estão todos aqui com os mesmos objetivos", ressaltou.
"Estamos fazendo um trabalho intergeracional com o objetivo de integrar e reforçar o trabalho com os diferentes ciclos de vida. E isso é bom porque eleva a autoestima tanto dos idosos, quanto dos meninos. Isso facilita o convívio familiar e a amizade, que é o que importa nesse momento", destacou a gerente de Ações Socioeducativas da Semasc, Elze Angélica Melo Barreto.