Serviço de Reabilitação Física e Motora comemora Dia das Crianças

Saúde
14/10/2010 16h44
Início > Notícias > Serviço de Reabilitação Física e Motora comemora Dia das Crianças

Uma grande festa multiplicada por quatro. Foi isso o que aconteceu na tarde da última quarta-feira, 13, no Parque Governador Augusto Franco, conhecido como Sementeira. Crianças atendidas pelo Serviço de Reabilitação Física e Motora (Serfismo), da secretaria Municipal de Saúde (SMS), festejaram o seu dia com música, brincadeiras, algodão doce, pipoca, refrigerante, doces, salgados e presentes.

Além do Dia das Crianças, os participantes comemoraram também o Dia do Fisioterapeuta, do Terapeuta Ocupacional e o aniversário de quatro anos do serviço de reabilitação, que foi implementado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) em outubro de 2006.

De acordo com a gerente do Serfismo, Marise Monteiro, no local são oferecidas especialidades como a terapia ocupacional infantil de média complexidade. "Tratamos diariamente 60 crianças. Umas sofrem de paralisia cerebral, outras com síndromes neurológicas, e cuidamos também de crianças que sofreram alguma fratura que possa atrapalhar o seu desenvolvimento físico e motor", explica.

Marise diz que a iniciativa do evento partiu dos próprios colaboradores. "Muitas vezes a convivência deles fica muito restrita à família, ao tratamento, e eles não tem oportunidade de sair, de participar de eventos desse tipo", disse a gerente que, é fisioterapeuta.

Ela informou ainda que o serviço sempre realiza esse tipo de evento, mas dessa vez os profissionais resolveram mudar o ambiente, levando as crianças para o contato com o verde, com a natureza. Além dos pais, as crianças atendidas no Serfismo puderam levar outras crianças, como irmãos ou primos. "E é muito importante essa interação entre as crianças tidas como ‘normais' e as que utilizam nosso serviço. Elas são especiais e também têm o direito de brincar, de se divertir", alerta Marise.

Ana Cristina Araújo Conceição é mãe de Wagner, que sofre de distrofia muscular e há um mês é usuário do Serfismo. Ela levou os três filhos para a comemoração e o brilho nos olhos de todos demonstrava a felicidade em poder participar da festa. "Estou gostando muito, principalmente porque ele não tem muito contato com outras crianças e hoje está tendo a oportunidade de passar esse dia tão diferente, tão feliz", disse.

A terapeuta ocupacional Margareth Araújo trabalha no Serifsmo há um ano. Para ela é de grande importância que as crianças participem de eventos festivos fora do local do tratamento. "É muito bom que elas vejam outros lugares, conheçam novas pessoas. E a missão dos profissionais do Serfismo é justamente trabalhar fazendo o possível para que o tratamento tenha resultados positivos", explica a terapeuta.

Cinema

As comemorações não param por aí. Nesta sexta-feira, 15, outro grupo de crianças atendidas no Serfismo irá ao Shopping Riomar para uma sessão especial de cinema que começa às 9h da manhã. Elas irão assistir ao filme 'Meu monstrinho preferido'. Também vão receber lanches, refrigerante e o presente do dia das crianças

Serfismo

Inaugurado em 2006, o Serviço de Reabilitação Física e Motora é o primeiro a funcionar no Estado. Dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por ortopedistas, neurologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e assistentes sociais. Além das crianças, o Serfismo atende ainda cerca de 100 adultos diariamente. Muitos deles sofreram acidente vascular cerebral, lesões medulares, foram amputados ou sofrem de doenças neurológicas.

Para o paciente ser encaminhado ao Serfismo é preciso uma requisição do médico. Os pacientes em reabilitação são encaminhados através de uma Autorização de Procedimento de Alta Complexidade (APAC), feita por um médico autorizado. Os profissionais atuam de forma integrada na reabilitação física de pacientes com sequelas recentes. Já para tratamento fisioterapêutico, o paciente precisa de uma guia de encaminhamento expedida nas Unidades de Saúde da Família.