PMA alerta sobre proliferação de caramujos entre a primavera e o verão

Saúde
20/10/2010 10h07
Início > Notícias > PMA alerta sobre proliferação de caramujos entre a primavera e o verão

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), orienta o controle aos caramujos na capital. Durante o final da primavera e o início do verão, devido às chuvas e ao aumento da umidade do solo, há uma maior proliferação desses animais, que são considerados pragas no Brasil.

Além de se espalhar pelos espaços urbanos, os caramujos podem transmitir doenças. Alguns deles, por exemplo, servem de hospedeiro para determinados tipos de vermes, entre eles o Schistosoma mansoni, responsável por transmitir a esquistossomose.

Durante todo o ano a PMA vem realizando um mapeamento de rotina nos bairros da capital. Atualmente esse trabalho está sendo feito no Santa Maria, na zona sul da cidade. Outras atividades também são desenvolvidas para o controle desses animais. Dentre elas o aterramento e drenagem de áreas alagadas onde os caramujos se proliferam.

Cuidados

Para evitar parasitoses como a esquistossomose, transmitida pelo Schistossoma mansoni, a população deve tomar algumas precauções. Além dos cuidados em quintais com solo excessivamente úmido, e do correto procedimento para coleta e extermínio de caramujos, a população também deve prestar atenção em rios e lagos.

Segundo o supervisor de Controle de Zoonoses, José Chagas Sobrinho, o contato com os caramujos e com a água acumulada nas redondezas deve ser evitado ao máximo, e a constatação de sua presença deve ser informado ao CCZ. Um agente de controle será enviado ao local para uma avaliação do risco e dos procedimentos que devem ser empregados. Para denunciar o aparecimento de moluscos, basta entrar em contato com o centro pelo telefone: (79) 3179-3528.